Circos Escolas se apresentam como espaços de arte, aprendizados e desenvolvimento

15 de fevereiro de 2024 - 09:01 # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Localizadas no Bom Jardim e Palmeiras, as unidades estão com vagas abertas para diversas modalidades circenses

Sob as lonas do Circo Escola Bom Jardim nascem histórias de diversão, arte e aprendizados. No picadeiro, nos trapézios ou equilibrando-se em monociclos, crianças e adolescentes desenvolvem novas habilidades e encontram na arte circense um espaço de possibilidades e crescimento. É o caso do arte-educador e ex-aluno do Circo Escola Bom Jardim, Iury Matheus. Hoje, aos 25 anos, ele conta que conheceu a arte do circo ali mesmo, 18 anos atrás. 

“Eu me encantei. É como se esse lugar fosse um refúgio. A verdade é que a gente consegue sair muito dos problemas que a gente tem em casa, pelo menos pra mim foi assim. Chegava aqui e eu me desligava do mundo lá fora e vivia esse universo do circo. Através das atividades a gente conseguia se desenvolver e não aprender só a atividade em si, mas também aprender alguns valores, respeito, confiança”, conta.

O espaço, gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), está com inscrições abertas para todas as atividades até o dia 20 de fevereiro. Entre as modalidades oferecidas estão contorção, malabares, palhaço, perna de pau, cilindro, acro-duo (parada), monociclo, arame esticado, trapézio, tecido acrobático, swing com fitas,  Grupo de Participação de Desenvolvimento Humano (GPDH) e acrobacia de solo (salto).

Já no Circo Escola Palmeiras, as inscrições vão até o próximo dia 15 para as modalidades perna de pau, malabares, monociclo, cilindro, palhaço, trapézio, tecido, lira, acro-duo, salto, contorção, swing, arame e teatro. As atividades são oferecidas para crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos de idade, que aprendem, para além das habilidades circenses, noções sobre direitos, socialização e cidadania.

Coordenadora do Circo Escola do Bom Jardim, Maria Marques destaca a relevância do espaço, não só pela manutenção da arte, mas na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. “O circo escola é um equipamento de fundamental importância para fortalecer os vínculos comunitários e sociais. Aqui a criançada aprende brincando. Não só a arte circense, mas a arte da vida. É onde eles trabalham a coordenação motora, a responsabilidade, força, socialização”, ressalta Maria

Arte que transforma

Andando em pernas de pau ou equilibrados em trapézios, as crianças transformam sua realidade e dão vida a personagens que brilham no picadeiro. É o caso de Cecília Vitória, 11, que participa das atividades do espaço há dois anos. Aluna das modalidades de contorção e trapézio, ela conta que descobriu o seu sonho ali, entre a lona e o picadeiro.

“Eu quero ser uma grande contorcionista. Venho pra cá quase todo dia. Eu já me apresento como contorcionista, fiz show fora, no parque do Cocó e outros lugares que tem uma relação com o Governo”, relata. “É muito legal porque as pessoas reconhecem o que a gente faz, porque tem gente que tem uma visão distorcida do circo, das pessoas do circo, e  aqui a gente aprende e se desenvolve cada dia mais”, completa.

Os espaços funcionam de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, e atendem até 400 crianças. Atualmente são 18 arte educadores nos espaços, todos ex-alunos das unidades. Os projetos existem há mais de 30 anos.

Inscrições

Podem se inscrever crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. No ato de inscrição é necessário comparecer à unidade com o responsável e apresentar xerox do RG e CPF (do beneficiário e responsável); foto 3×4; comprovante de endereço; declaração escolar; número do NIS. Os equipamentos funcionam de segunda à sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h.

Sobre os circos-escolas

Geridos pela SPS, os circos-escolas são unidades educativas, artísticas e culturais.  Através das atividades circenses, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a superar desafios e a lidar com situações diversas de forma lúdica e divertida. Além de ser uma forma de expressão artística, a atividade estimula o desenvolvimento global das crianças, promovendo habilidades físicas e mentais.

Serviço

Inscrições abertas para Circos Escolas

Bom Jardim

Endereço: Rua Três Corações, 762 – Bom Jardim (entrada ao lado do ABC Bom Jardim)

Telefone: (85) 98634-8718

Palmeiras

Endereço: Rua Castelo de Castro, 2000 – Conjunto Palmeiras

Telefone: (85)  98422-9878