Transformando Vidas capacita e insere jovens no mercado de trabalho

15 de fevereiro de 2024 - 15:23 # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Fotos

Maria José, 53, é daquelas mulheres que transmitem força no olhar. Mãe de quatro filhos, ela sempre se virou entre um bico e outro para sustentar a casa. Quando seu filho Vitor precisou de ajuda, procurou a Secretaria da Proteção Social (SPS), onde conheceu o Transformando Vidas. Com o programa, viu o que era desesperança se transformar em algo bonito: conquista e mudança de vida.

“Eu não sei o que seria da nossa família sem a ajuda desse projeto que transformou nossas vidas. Quando eu não tinha mais esperanças, vi uma luz no final do túnel. Através do Transformando Vidas, o Vitor conseguiu se capacitar e logo estava empregado e com carteira assinada”, lembra emocionada, enquanto abraça Vitor e Samara, seus dois filhos, ambos qualificados nos programas da SPS.

Homen trans, Vitor, 24, conta que foi no Transformando Vidas que passou a acreditar que era possível ter uma profissão e recomeçar sua vida. Quando ainda era adolescente, Vitor cumpriu medida de liberdade assistida. Foi em contato frequente com os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), que sua mãe conheceu o Transformando Vidas e logo inscreveu Vitor nos cursos de capacitação ofertados pelo programa.

Vítor fez curso de recepcionista, o que lhe rendeu um estágio de nove meses como atendente na Universidade do Trabalho Digital do Estado. “Aprendi muito com essa oportunidade. Lá eu fazia planilhas, inscrições, xérox e tudo que envolvia um primeiro atendimento em qualquer instituição”, relata o jovem.

“Estava tudo indo bem, mas tive uma recaída e acabei me desviando de tudo que estava me fazendo bem, que era real na minha vida. Tive duas passagens pelo Presídio Auri Moura Costa, primeiro fiquei oito meses e depois quase dois anos. Nesse período, pude me capacitar novamente através dos cursos do Transformando Vidas e sentia que por mais que eu quisesse desistir, o fato da minha mãe nunca desistir de mim e o projeto seguir me dando oportunidades de mudar de vida, me deu forças para tentar de novo. Hoje posso dizer que consegui”, desabafa Vitor.

“Quando recuperei minha liberdade, passei um ano trabalhando com vendas de artesanato em uma secretaria também do Estado, e logo depois, fui chamado para atuar como copeiro de um hospital, onde estou há quatro meses com carteira assinada”, conta o jovem, que também fala do efeito transformador de trabalhar no hospital: “Vejo tantas crianças lutando diariamente para viver e isso me fez valorizar ainda mais a minha vida e me fez ver também que é trilhando o caminho certo que estou conquistando uma vida digna, com mais qualidade pra mim e minha família”.

Assim como Vitor, sua irmã, Samara Ewelen, 21, também encontrou um refúgio e uma nova oportunidade no Transformando Vidas. “Eu não tinha muita perspectiva. Minha mãe buscou de novo ajuda no Transformando Vidas e eles logo conseguiram me encaminhar para o Primeiro Passo. Foi a partir de lá que consegui um estágio na Defensoria Pública do Estado”, lembra Samara.

Três meses após o término do estágio, Samara comemorou sua efetivação para atuar como atendente no Juizado Especial da Defensoria Pública. “Hoje quando olho para a nossa família e vejo o quanto nós mudamos e conseguimos conquistar tantas coisas, tenho a certeza de que foi a oportunidade do Transformando Vidas e a persistência da minha mãe que nos fez chegar até aqui”, reforça a jovem.

“Sou uma das primeiras mulheres trans a atuar como secretária geral no Juizado Especial da Defensoria Pública”, conta Samara, com orgulho da sua trajetória e de tudo que ela conquistou. “Hoje consigo sonhar, quero cursar Direito ou Administração e concluir uma faculdade para seguir crescendo profissionalmente”, conclui Samara.

Transformando Vidas

O Transformando Vidas é um dos eixos de qualificação com os quais a SPS trabalha. O projeto tem como público alvo jovens de 15 a 29 anos, egressos do sistema socioeducativo ou do sistema prisional e pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Para nós que estamos à frente do Transformando Vidas é muito gratificante ver que estes jovens passaram pelo projeto e tiveram suas vidas transformadas. Hoje estão no mercado de trabalho atuantes e cheios de esperança, construindo novas possibilidades para si e para sua família”, ressalta o gerente do projeto, Ricardo Mariz.

Entre 2022 e 2023, o projeto capacitou 982 pessoas. A titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, destaca que os programas de qualificação profissional buscam promover a inclusão social e produtiva para a população em situação de vulnerabilidade social e econômica, em todo o Estado. “O Ceará vem se consolidando como uma referência na efetivação de políticas públicas concretas de promoção da educação profissional. Estamos contando histórias reais, de pessoas que conseguiram sair de uma situação de vulnerabilidade e acessar um emprego e uma vida digna”, destaca a gestora.

Serviço

Mais informações pelo e-mail: transformandovidas@sps.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3108-2981

A Secretaria da Proteção Social fica na rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora.