Aumenta em 95% o resgate de itens perdidos por passageiros no Metrô de Fortaleza

16 de fevereiro de 2024 - 08:09 # # #

Ascom Metrofor - Texto e Foto


A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos registrou aumento de 95% na quantidade de resgates no setor de Achados e Perdidos. De janeiro a dezembro de 2023, 164 pessoas foram até a estação Chico da Silva – que abriga a sala de entrega aos passageiros – para resgatarem documentos ou objetos esquecidos nos trens e estações do transporte público sobre trilhos. No ano anterior (2022) foram 84 resgates. Os dados são referentes a Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba – área coberta pelas linhas Sul, Oeste e Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe)

No total, 1.022 itens foram esquecidos por passageiros de janeiro a dezembro do ano passado. O total se divide em 570 objetos e 452 documentos ou cartões de banco. O montante resgatado pelos passageiros representa 16% do total. Documentos e objetos podem permanecer no Achados e Perdidos do Metrofor por até três meses. Esse é o prazo máximo que o passageiro ou passageira tem para verificar se seu item deu entrada no setor e resgatá-lo.

O que acontece após três meses?

Após o prazo, objetos ou documentos não resgatados têm destinos diferentes. Os documentos e cartões são entregues aos Correios, que os mantém em uma central de entrega. Já os objetos são doados a uma instituição filantrópica. Os itens incluem brinquedos, garrafas, bolsas, mochilas, capacetes, guarda-chuva etc. Objetos inusitados como próteses ortopédicas, dentaduras e álbuns fotográficos de família também já foram encontrados.

O atendimento ao público é realizado na Estação Chico da Silva, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para resgatar um objeto, é necessário comprovar a propriedade do item, fazendo uma descrição detalhada do objeto e das circunstâncias da perda – data, hora e local -, ou apresentando documentação. A Estação Chico da Silva é situada na Rua Padre Mororó, 405, com entrada situada em frente ao Cemitério São João Batista.