Corpo de Bombeiros resgata jiboias em Fortaleza e Caucaia

16 de fevereiro de 2024 - 12:21 # # # #

Ascom SSPDS com informações do CBMCE - Texto

Em ações distintas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou duas jiboias. As ações aconteceram nesta quinta-feira (15), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, e no bairro Parque Potira, em Caucaia (AIS 11) do Estado. As serpentes foram resgatadas em segurança e sem nenhuma lesão aparente.

Em Fortaleza, a equipe da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ª Cia / 1º BBM) do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de um animal que se encontrava em um imóvel. Ao chegarem no local, a equipe verificou que se tratava de uma jiboia. A serpente foi resgatada em segurança e devolvida ao habitat natural.

Já em Caucaia, uma composição da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia / 2º BBM) do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de uma outra jiboia. A cobra, de três metros de comprimento, estava em cima de uma árvore, na casa do solicitante. O animal foi resgatado e solto longe da área urbana e próximo a uma fonte d ‘água.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros orienta a população cearense a tomar algumas precauções para evitar picadas de cobra. Em áreas urbanas e residências, é importante sempre manter o quintal limpo e livre de entulhos. Ao caminhar em áreas com vegetação densa, é importante usar calçados fechados.

Por fim, sempre mantenha distância de animais silvestres e, em caso de ataque, busque registrar o animal por meio de uma foto, ou filmagem, com um aparelho celular. Esta iniciativa é essencial no tratamento rápido e eficaz e pode salvar vidas.

Balanço

Somente nos primeiros 45 dias deste ano, o Corpo de Bombeiros já protagonizou o resgate de 835 serpentes, em todo o Ceará. O balanço da corporação aponta que foram resgatadas 558 cobras em janeiro e outras 276, nos primeiros 15 dias de fevereiro. Em média, cerca de 70% dos resgates de animais, por mês, são serpentes. Historicamente, o número de resgate de cobras aumenta nos períodos chuvosos e de estiagem.

A serpente peçonhenta mais comum no Ceará é a jararaca. Já a cascavel aparece com maior frequência em regiões secas e áridas, enquanto a coral prefere áreas urbanas com muito lixo. Em Fortaleza, as cobras são mais frequentes perto de lagoas e rios da periferia. Em caso de encontrar uma cobra em sua casa, o recomendado é manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A equipe de especialistas avalia a situação e realiza as medidas necessárias para capturar o animal com segurança.