Jogos dos Povos Indígenas do Ceará são usados como referência pelo Governo Federal

16 de fevereiro de 2024 - 10:27 # # # #

Ascom Sesporte - Texto e fotos

Ministério dos Povos Indígenas planeja a realização de um Fórum Nacional de Política de Esportes Indígena

Os Jogos dos Povos Indígenas do Ceará aconteceram entre os dias 18 a 21 de janeiro, no município de Aquiraz, e tiveram a participação de 900 indígenas. O evento recebeu a participação do coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas (Seart), do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Karkaju Pataxó, que acompanhou as competições e todo o formato desenvolvido nos jogos.

Segundo a coordenação da Seart/MPI, serão discutidas formas de apoiar os eventos esportivos indígenas que, além de jogos estaduais e nacionais, têm sido organizados em todo o Brasil também por modalidades, como de arco e flecha, canoagem, natação, além dos campeonatos de futebol, que são muitos.

A Seart planeja a realização de um Fórum Nacional de Política de Esportes Indígena, previsto para este ano, com a participação de 200 pessoas que, a partir de suas experiências de organização e prática esportivas, poderão dar subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte indígena.

O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, avaliou a iniciativa. “Foi um prazer contar com a participação de um representante do Ministério dos Povos Indígenas. Nossa intenção quando enviamos o convite era apresentar a nossa capacidade de realizar um grande evento de competição e integração cultural”, disse.

A competição

Os Jogos dos Povos Indígenas do Ceará foram organizados por meio da parceria entre as Secretarias do Esporte (Sesporte) e dos Povos Indígenas (Sepin). A programação contou com disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

A competição busca a integração dos povos indígenas como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, fortalecimento da cidadania e identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.