HRVJ realiza cirurgia inédita para retirada de tumor na coluna lombar de paciente

19 de fevereiro de 2024 - 10:21 # # # #

Ascom HRVJ - Texto e Foto

Já se recupera em casa o primeiro paciente a ser submetido a um procedimento pioneiro para Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte. Chamado de “microcirurgia de exérese de tumor (TU) medular”, ele possibilita a retirada de tumor na coluna lombar e foi realizado pela equipe de neurocirurgia no último dia 2.

O procedimento teve cerca de dez horas de duração. O paciente tem 59 anos, é natural de Limoeiro do Norte, e passa bem. “A intervenção teve o objetivo de retirar um tumor na coluna lombar que ocasionava déficit neurológico em seus membros inferiores, o que prejudica sua funcionalidade”, explica a coordenadora de Enfermagem do centro cirúrgico, Rhanna Façanha.

O diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, explica que os tumores de medula espinhal são de menor frequência dentre os tumores que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), representando algo em torno de 5%. “O diagnóstico e o tratamento cirúrgico envolvem adensamento tecnológico na área da saúde e profissionais especializados. São tumores de menor dimensão, quando comparados aos tumores cerebrais, mas sua localização pode levar a uma compressão medular conduzindo o paciente a limitações importantes”, destaca.

Centro cirúrgico

Inaugurado em 22 de setembro de 2022, o centro cirúrgico do HRVJ já realizou mais de 3,5 mil procedimentos até hoje. Destes, a maioria é de cirurgias de alta complexidade, além de intervenções beira-leito e pequenos procedimentos.

Até dezembro de 2023, foram realizadas 82 neurocirurgias. Com relação às ortopédicas, o número chega a 739 procedimentos. Os profissionais da unidade também realizaram 88 cirurgias ligadas à especialidade bucomaxilofacial, 42 vasculares e 14 plásticas.