Participação popular marca Seminário Políticas Públicas para o Setor Rural do Cariri

20 de fevereiro de 2024 - 13:59 # # #

Pâmela Soares - Ascom SDA e Hévilla Leal - Ascom Agropolos - Texto
Pâmela Soares - SDA - Fotos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Instituto Agropolos, realizou nesta segunda-feira (19), o Seminário Políticas Públicas para o Setor Rural do Cariri, em Juazeiro do Norte.

A atividade reuniu cerca de 150 pessoas, entre representantes de secretarias de Agricultura, de sindicatos e associações da região para dialogar sobre as políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Na ocasião, o secretário da SDA, Moisés Braz, apresentou as políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará por meio da secretaria. Iniciativas que, em sua maioria, são oriundas do Governo Federal e contam com o apoio do Agropolos.

“Mostramos o volume de investimentos que o Governo do Ceará tem feito nas principais ações da secretaria com impacto direto na vida dos agricultores, assim como apontamos o cenário para os próximos meses, em que o governador Elmano de Freitas tem buscado o apoio do governo federal para enfrentar os desafios de uma quadra chuvosa que se anuncia abaixo da média”, apontou o secretário.

Moisés destacou ainda a importância da parceria com os municípios, sindicatos e organizações da sociedade civil na execução dos programas.

“As contribuições apresentadas pelas lideranças serão fundamentais para nortear o trabalho da SDA. Momentos como esse são enriquecedores, pois podemos apresentar as políticas e projetos que já são realizadas, mas também entender realidade de quem está na ponta”, afirmou Moisés.

Diálogo com a população

Além de apresentar as políticas públicas que contribuem para o fortalecimento do setor rural cearense, no segundo momento do seminário, mediado pelo presidente do Agropolos Neto Rebouças, houve participação popular com sugestões e demandas específicas do Cariri.

“Precisamos dessas políticas para fortalecer cada vez mais a vida de homens e mulheres do campo. Por isso, esse diálogo é importante. O secretário Moisés falou os projetos e nós apresentamos as nossas demandas”, completou Tânia Souza, da Associação do Sítio Gurdiana do município de Assaré.