Projeto desenvolvido na Escola Porto Iracema das Artes se apresenta com a ação “O Agir da Criança”

21 de fevereiro de 2024 - 08:35 # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Micaela Menezes - Foto

Atividade é gratuita e aberta ao público e ocorre na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 13h, na Porto Iracema das Artes

O projeto “Fazendo arte como não podia fazer quando criança, desenvolvido no Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta com a ação “O Agir da Criança” na sexta-feira (23). O encontro é gratuito e aberto ao público, tendo início às 13h na lateral da Escola.

Idealizado pela artista Aléxia Ferreira, “Fazendo arte como não podia fazer quando criança” propõe um resgate criativo a partir de fases da infância, sendo definido por: “NADA DISSO AQUI É SOBRE O OUTRO”, a partir da ideia de que não é possível criar ou recuperar um espaço seguro de forma individual.

A ação “O Agir da Criança” marca a conclusão do projeto acompanhado pela multiartista visual Skarlati Kemblin, tutora da 11ª edição do Laboratório de Artes Visuais. O encontro, que vai das 13h até as 20h, busca uma vivência imersiva por meio de múltiplas experiências como uma live painting, cuja ideia é registrar imagens para que os participantes tirem fotos que serão impressas, e a presença duas trancistas para participantes que queiram fazer tranças. Em seguida, a artista Aléxia Ferreira usará as fotos impressas para ministrar uma oficina de colagem. Encerrando a programação, um campeonato de videogame acontece pela noite.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 2 21 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

“O Agir da Criança” do projeto “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”
Data: 23 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 13h às 20h
Local: Lateral da Escola Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Gratuito e aberto ao público