Aprovações de jovens no Encceja PPL 2023 fortalecem o sistema socioeducativo do Ceará

22 de fevereiro de 2024 - 14:25 # # # #

Ascom Seas - Texto e Foto

O ano de 2023 foi marcado por conquistas significativas no âmbito da educação para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no estado do Ceará, sob a gestão da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).
Em parceria com a Seduc e SME de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, a Seas inscreveu 377 adolescentes no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja/PPL23), distribuídos entre os 18 centros socioeducativos.

Os resultados foram motivo de comemoração, com a aprovação de 29 alunos, dos quais 25 avançaram do ensino fundamental para o médio, enquanto outros quatro obtiveram sucesso no ensino médio. Esses jovens, provenientes de diversos centros socioeducativos, demonstraram empenho e dedicação em suas jornadas educacionais, contribuindo para a transformação de suas vidas e perspectivas futuras.

Em dezembro do ano passado, a Seas e a Seduc realizaram a cerimônia de entrega de certificados, na Assembleia Legislativa do Ceará, em um momento marcante, onde 11 jovens receberam certificados de conclusão do ensino fundamental, e dois do ensino médio. Além disso, mais de 40b declarações por progressão de estudos foram concedidas, reconhecendo o esforço daqueles que avançaram significativamente em sua trajetória escolar.

Aprovados em Sobral

Destacando-se nesse cenário, o município de Sobral celebrou um aumento significativo no número de aprovações na escola regular. Com 14 alunos avançando do ensino fundamental para o médio através da Secretaria de Educação do Município de Sobral, e um estudante concluindo o ensino médio na EEFM Professor Arruda, escola pertencente a Crede 6/Seduc. Assim, evidencia-se o impacto positivo das políticas educacionais implementadas.

Volta às aulas

Com o retorno às aulas neste mês de fevereiro, os adolescentes retomaram suas atividades nos 18 centros socioeducativos, capital e interior. A Jornada Pedagógica 2024, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, abordou o tema “a arte e o desafio de ensinar nos centros socioeducativos”, reunindo professores, gestores e técnicos das CREDEs 6 e 19 e da Sefor I e III, além das SMEs de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Este evento reforça o compromisso contínuo com a qualidade da educação oferecida aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, destacando o papel fundamental da comunidade educacional na promoção da inclusão e ressignificação de vidas.