Capacitação de segurança de barragens fortalece equipes técnicas da Defesa Civil

22 de fevereiro de 2024 - 13:31 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

A capacitação foi realizada pela Secretaria dos Recursos Hídricos, em parceria com a Cogerh e com o Banco Mundial

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de capacidades dos profissionais das Defesas Civis Municipais e do Estado do Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) realizou, nesta quinta-feira (22), no auditório da Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), uma capacitação para fortalecer a gestão de risco de desastres e segurança de barragens. O evento contou com o apoio do Banco Mundial, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, a nova lei de segurança de barragem é recente e muita gente desconhece. “Essa iniciativa vem da preocupação de nós, do sistema de recursos hídricos. A vida humana é muito preciosa, por isso estamos promovendo essas capacitações com os nossos parceiros nessa missão, que são as defesas civis”.

O evento contou com palestras e capacitações de técnicos da SRH, Cogerh, Funceme e Banco Mundial, abordando temas de fiscalização, ações de resposta, mapeamento de risco e plano de ação e emergência.

O comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Coronel Wagner Maia, reforçou a importância da socialização de conhecimento. “Nós precisamos entender os fenômenos que podem salvar vidas e a capacitação é essencial para que todos tenham conhecimento do assunto. Agradecemos o sistema de recursos hídricos pela iniciativa e que possamos estreitar os laços e continuar trabalhando juntos em prol da população”.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Cel Haroldo Gondim, apresentou o trabalho realizado pelo órgão com apoio do Sistema de Recursos Hídricos. “Temos bastante demandas em relação à segurança e nós trabalhamos com prevenção, então essa ação da SRH e do Banco Mundial é fundamental. Esse é um momento de preparação, de onde sairemos desse evento muito bem capacitados sobre o tema”.

A capacitação contou com a participação de agentes da Defesa Civil dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Santana do Acaraú, Pacatuba, Sobral, Ipueiras, Quixeramobim, Quixadá, Horizonte, Tauá, Ibicuitinga, Paraipaba, Maranguape, Baturité, Santa Quitéria, Itapajé e São Gonçalo do Amarante.