Museu da Cultura Cearense apresenta trabalhos artísticos realizados por egressos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

22 de fevereiro de 2024 - 08:18 # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Luiz Alves e Paulo Marcelo Freitas - Fotos

Com abertura no dia 28 de fevereiro, às 19h, na sala 2 do MCC, a exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios” reúne trabalhos autorais em gravura, bordado e prataria artesanal, e obras de arte restauradas por artistas e alunos egressos da Escola

Museu que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Museu da Cultura Cearense (MCC) recebe, no próximo dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, na sala 2, a exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, mostra coletiva com acesso gratuito que celebra as mais de duas décadas de atuação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no campo da educação patrimonial. Após a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (última entrada até 17h30), até 31 de março de 2024.

Apresentando um recorte da produção autoral dos jovens artistas que passaram pelas formações do equipamento nas áreas de conservação, restauração e ofícios tradicionais, a exposição reúne trabalhos que utilizam técnicas como a gravura (xilogravura, serigrafia, litografia e gravura em metal), a prataria artesanal e o bordado, além de obras de renomados artistas restauradas por estudantes formados na Escola.

A Culminância

A mostra é fruto da parceria entre a EAOTPS e o CDMAC, ambos equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). De acordo com a assessora de Museus do Dragão do Mar, Valéria Laena, a exposição é resultado da culminância de um precioso trabalho de formação que há 22 anos vem sendo desenvolvido pela EAOTPS. “A exposição comemorativa da EAOTPS tem uma relação muito próxima com a ação educativa do MCC, enquanto museu que valoriza o patrimônio cultural e sua relação com o direito à memória. Como espaço privilegiado de difusão, esperamos contribuir para dar ainda mais visibilidade a este importante trabalho”, afirma Laena.

“A Escola tem uma trajetória importante na promoção das políticas de educação patrimonial do Estado, despertando no público jovem uma consciência crítica sobre a importância de valorizar e preservar bens culturais, saberes e fazeres tradicionais. Mais de 6 mil alunos passaram nesses 20 anos pelos programas formativos da Escola, que resultaram no restauro de importantes patrimônios do Estado e numa valorosa produção artística artesanal que está retratada de forma resumida na exposição”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

Sobre o Acervo

Entre as peças que compõem a mostra, podem ser encontrados: os bordados “Linhas de Fausto Nilo”, homenagem de alunos ao arquiteto, urbanista e letrista cearense, e os estandartes “Lida, fé e festa”, que mesclam as técnicas do bordado e da xilogravura e homenageiam o Mestre da Cultura João Pedro de Juazeiro, ambas as séries com curadoria da bordadeira e professora Iara Reis; gravuras com curadoria dos artistas Eduardo Eloy, Gerson Ipirajá e Zakira; joias confeccionadas por alunos do curso coordenado pelo artista Antônio Rabelo; telas de artistas como Chico da Silva, Descartes Gadelha, Mino e Vando Figuerêdo, restauradas no Curso de Conservação e Restauração coordenado pela restauradora Carolina Alves; a exposição fotográfica “Uma aventura através das memórias”, com registros fotográficos de oficinas e inventários culturais participativos, fruto do projeto Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias, nas edições de 2022 e 2023, assinados por Francisco Flor e Jeny Sousa, com curadoria da historiadora Hannah Mariah; minidocumentários sobre a EAOTPS, assinados pelo diretor e produtor audiovisual Henrique Dìdimo; e a exposição fotográfica “Jacarecanga – Histórias e Memórias de uma Bela Época”, que traz fotografias antigas de casarões e edificações do bairro do bairro Jacarecanga, com curadoria do artista e restaurador Antônio Vieira.

Serviço:

Abertura da Exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”
Data: 28 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Na sala 2 do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av. Pres. Castelo Branco, S/N, em frente à Praça Cristo Redentor – Fortaleza – CE)
Após a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30), até 31 de março de 2024
Acesso gratuito e livre
Mais informações: (85) 3488.8624 ou http://www.dragaodomar.org.br