Projeto Acolher atende comunidades afetadas pelas chuvas em Fortaleza

22 de fevereiro de 2024 - 14:49 # # #

Ascom SPS - Texto

O Acolher chega à 70ª edição e atende, nesta sexta-feira (23), a comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Serviços de cidadania, saúde, profissional e apoio jurídico fortalecerão as ações de atendimento que vêm sendo realizadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS), Casa Civil e Defesa Civil, junto a famílias de áreas atingidas por fortes chuvas e com moradias danificadas, em Fortaleza.

Comunidades dos bairros Granja Portugal, Inferninho, Conjunto Palmeiras, Vila Velha e Dom Lustosa também receberão ações do Acolher. Os atendimentos começam às 9 horas.

O Acolher é desenvolvido pela SPS e tem parceria de órgãos estaduais e outras entidades. A secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Lidiane Rebouças, destaca a importância do apoio às comunidades vítimas de enchentes na Capital.

“O Acolher é mais um projeto que se integra às ações emergenciais do Governo do Estado, de apoio às vítimas de enchentes na Capital. Visitamos oito comunidades onde foram identificadas 1.657 famílias com necessidade de apoio emergencial. Por meio do Ceará Sem Fome e Mais Nutrição, já foram distribuídas cerca de dez toneladas de alimentos para esse público”, observa Lidiane.

Cidadania

Por meio do Acolher, a SPS realizará inscrições em cursos de qualificação profissional, apoia na elaboração de currículos e na preparação para o mundo do trabalho; oferta serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas à garotada; e distribui mudas de plantas, e informações sobre alimentação saudável. As ações incluem abordagem à população em situação de rua e com problemas referentes ao uso e abuso de álcool.

O Caminhão do Cidadão da SPS emitirá cédulas da Carteira de Identidade Nacional e Carteira Digital, enquanto a Unidade de Saúde realiza curativos e afere a pressão arterial e glicemia. A Secretaria das Mulheres orienta sobre prevenção à violência doméstica e outras violações, Lei Maria da Penha, e divulga os serviços da Casa da Mulher Brasileira (CMB-CE).

A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos, consultas processuais e criminais, emissão de ofícios e encaminhamentos para os núcleos da Defensoria. O Sesc oferecerá serviços de profilaxia odontológica, limpeza e aplicação de flúor.

Serviço

Projeto Acolher 2024
Data: 23/02 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Gérson Gradvol, 169 – Praia de Iracema (No estacionamento da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública)

Confira os serviços que serão ofertados no Bairro Praia de Iracema

Secretaria da Proteção Social (SPS)

Coordenadoria de Inclusão Social (Cois)

Inscrição em cursos profissionalizantes
Elaboração de currículos e preparação para o mundo do trabalho

Estação Móvel – Políticas sobre Drogas
Equipe multiprofissional e atendimentos interdisciplinar
Declaração para gratuidade de documentação
Encaminhamentos à rede

Caminhão do Cidadão
Emissão da cédula da Carteira de Identidade Nacional e Carteira Digital

Espaço Viva Gente
Corte de Cabelo
Atividades lúdicas com crianças
Distribuição de mudas de plantas medicinais e de lambedor caseiro.

Segurança Alimentar
Informações sobre Alimentação Saudável

Espaço Saúde
Realização de curativo
Aferição de pressão arterial e glicemia

Secretaria das Mulheres
Orientações sobre tipos de violência e serviços da Casa da Mulher Brasileira

Defensoria Pública do Ceará
Consultas processuais Civis e criminais;
Orientações jurídicas;
Encaminhamentos para os núcleos da Defensoria.

OdontoSesc
Profilaxia, limpeza e aplicação de flúor com orientação odontológica