Projeto Sol Tu Som na Praça anima ressaca de Carnaval no Centro Dragão do Mar neste sábado (24)

22 de fevereiro de 2024 - 08:52 # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto e Fotos

Festa gratuita e aberta ao público contará com participação especial dos coletivos As Serpentinas e Farra na Jangada

Depois de um animado pré-Carnaval, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), traz também uma programação imperdível para quem quer matar a saudade da folia com uma programação na faixa. No sábado (24), a partir das 16h, como parte do programa A Cena é Nossa, o Espaço Rogaciano Leite Filho recebe a ressaca de Carnaval do projeto Sol Tu Som. Comandado por Ada Porã e Guilherme Cunha, a festa promete agitar o público com um repertório plural de música brasileira e latino americana, contando com a participação especial dos coletivos Farra na Jangada e As Serpentinas.

Idealizado por Ada Porã e Guilherme Cunha, no ano de 2021, o projeto Sol Tu Som nasceu do desejo de expandir a ocupação de praças públicas da cidade de Fortaleza. Com as primeiras edições na praça Joaquim Távora, aos domingos, o projeto independente traz, a cada encontro, DJ’s e bandas para uma grande celebração coletiva. Passaram pelo Sol Tu Som os Djs Lua Magnética, Ada Porã, Nego Célio, Tomé Braga, Albano Seletor, Maarji, Estácio Facó, Daniel Transa, Paradão Popular, Maria Tavares, Kaka di Paula, etc, além dos projetos musicais Farra na Jangada e Dujambu.

Participações especiais

As Serpentinas

Integrado pelas Djs Ada Porã, Kaka Di Paula e Maria Tavares, o grupo As Serpentinas foi criado em dezembro de 2021, com a proposta de formar um coletivo de mulheres DJs na cidade de Fortaleza, com um repertório voltado para as festas carnavalescas. Com um setlist plural repleto de brasilidades e latinidades, As Serpentinas ressaltam os ritmos genuinamente dançantes da cultura carnavalesca nordestina e do Brasil afora, passeando pelos batuques, cocos, maracatus, frevos, xaxados, sambas, axés, carimbós, indo até a cumbia.

Farra na Jangada

Na intenção de ocupar ruas e espaços públicos de Fortaleza, nasce a Farra na Jangada; uma fanfarra que pretende subir a cultura de blocos de rua itinerantes de Fortaleza, e que também surge como um espaço aberto para aprendizagem de instrumentos de sopro e percussão, prática de repertório musical carnavalesco e ativismo urbano usando a arte como forma de comunicação social. Desde setembro de 2021, diversos músicos têm se reunido para ocupar a cidade, construindo um repertório que une a sonoridade dos metais a ritmos brasileiros como Baião, Maracatu, Ciranda e Samba, além de passear por clássicos nacionais e internacionais.

Serviço:

[Ressaca de Carnaval no Dragão] Projeto Sol Tu Som na Praça com As Serpentinas e Farra na Jangada
Data: 24 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h às 19h
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Acesso gratuito e livre
Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)