Seminário Estadual de Vigilância em Saúde traz para Fortaleza nomes de relevância nacional nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro

22 de fevereiro de 2024 - 09:42 # # #

Ariane Cajazeiras - Ascom Sesa - Texto
Leticia Maria - Arte gráfica

Com a presença de diversas autoridades, pesquisadores e membros do Ministério da Saúde e instituições de relevância nacional, o 7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde: Manejo, Prevenção e Controle de Agravos Associados à Estação Chuvosa no Ceará ocorre nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, na Escola de Saúde Pública do Estado, no bairro Meireles.

O evento, promovido pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é voltado para profissionais de saúde.

A primeira palestra, “Resiliência dos sistema de saúde: integração da vigilância e APS”, será ministrada na próxima segunda-feira (26), às 15h, pelo professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV, Adriano Massuda. A mediação ficará por conta dos secretários executivos de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), e da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota.

A programação segue ao longo da terça (27) e da quarta-feira (26), entre 8h e 17h, com mesas-redondas, exposição de trabalhos científicos e lançamento de livro.

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, falará sobre a “Vigilância das doenças imunopreveníveis sazonais no Brasil” na manhã do dia 27. Também estará presente no evento o pesquisador Felipe Gomes Naveca, vice-diretor de Pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no estado do Amazonas.

As inscrições já estão encerradas, mas o evento poderá ser acompanhado também de forma on-line pelo YouTube da ESP/CE.

Mostra de Experiências Bem-sucedidas de Vigilância em Saúde tem espaço no evento
Durante o Seminário, ocorrerá a 5ª Mostra de Experiências Bem-sucedidas de Vigilância em Saúde do Ceará – Nível Regional e Municipal. Na ocasião, mais de 80 técnicos regionais e municipais irão expor as ações desenvolvidas em 2023 para melhorar a qualidade da vigilância em seu território.

O momento contemplará seis eixos temáticos: Vigilância Epidemiológica, Prevenção à Saúde e respostas coordenadas a surtos e epidemias; Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador; Estratégia de Imunização e Vacinação; Vigilância Laboratorial e Verificação de Óbitos de Importância para a Saúde Pública.

Os trabalhos que se destacarem no desenvolvimento de ações de Vigilância para a Saúde Pública no ano de 2023 receberão menção honrosa e os autores serão convidados a publicar as produções na revista Cadernos ESP, periódico científico da ESP/CE.

Serviço

7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde
26, 27 e 28 de fevereiro
8h às 17h
Inscrições encerradas
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)

Acompanhe on-line pelo YouTube da ESP/CE. Links para acompanhar on-line:
26/02/2024 (Tarde)
27/02/2024 (Manhã)
27/02/2024 (Tarde)
28/02/2024 (Manhã)
28/02/2024 (Tarde)