SPS capacita educadores sobre acolhimento de pessoas neurodivergentes nos equipamentos sociais
22 de fevereiro de 2024 - 09:07 #capacitação #equipamentos sociais #neurodivergentes #SPS
Ascom SPS - Texto
Educadores e técnicos de 12 equipamentos operacionais da Secretaria da Proteção Social (SPS) participam, na próxima sexta-feira, (23), de Formação para Educadores e Familiares de Pessoas Neurodivergentes. A capacitação busca ampliar o conhecimento sobre as variações comportamentais, sociabilidade, aprendizado, atenção e cuidados adotados no atendimento e acolhimento de crianças e jovens com transtornos do espectro autista (TEA), opositores desafiadores (TOD), e déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dentre outros.
A aula inaugural será realizada no Instituto Acrópole, a partir das 8 horas. Inicialmente, serão capacitados 40 profissionais dos projetos ABCs, centros comunitários, circos-escolas e Espaço Viva Gente.
As 12 unidades atendem mais de duas mil crianças e jovens, diariamente. Cerca de 200 pessoas atendidas apresentam sinais de TEA, TOD e TDAH. “Esse é um curso inovador, que busca capacitar os técnicos sobre as reações e comportamentos de crianças e jovens com transtornos neurobiológicos e as formas adequadas para melhor compreensão, atendimento e cuidado. Mais do que acolher, precisamos lhes facilitar e promover inclusão social”, destaca o pedagogo da Coordenadoria de Proteção Social Básica da SPS, Beto Rodrigues.
“Essa formação visa garantir e proporcionar possibilidades de aprendizado efetivo, baseadas na ciência e nas preferências individuais das pessoas neurodivergentes. Fortalecer e potencializar formas de convivência de maneira feliz, relaxada e engajada é o início para significativas melhorias no bem-estar social. Esse é um movimento muito importante da SPS, que busca promover novas formas de engajamento e inclusão social das famílias, crianças e adolescentes”, acrescenta a psicóloga da Ser do Bem, Talita Costa.
Entre os módulos programáticos estão a compreensão do significado dos transtornos neurodivergentes, as estratégias inclusivas e os ambientes acolhedores. Os participantes vão trabalhar também com linguagem de figuras e desenhos indicativos das necessidades básicas dos jovens, e das atividades pedagógicas e esportivas disponíveis nos respectivos equipamentos sociais, facilitando-lhes a comunicação e compreensão.
O curso será ministrado por psicólogos da entidade Ser do Bem, com apoio da CPSB. Posteriormente, serão promovidos cursos nos próprios equipamentos, e para os pais e mães dos assistidos, para que fortaleçam a relação parental e os cuidados com os filhos.
Serviço:
Curso de Formação para Educadores e Familiares de Pessoas Neurodivergentes
Data: 23 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Acrópole (Rua Guilherme Moreira, 330, Bairro de Fátima – Fortaleza – CE)