Mercado AlimentaCE promove segunda edição do Festival de Gastronomia Cearense

23 de fevereiro de 2024 - 13:24 # # #

Ascom Mercado AlimentaCE - Texto

Com atrações locais e nacionais, evento reúne extensa programação e se aprofunda nos sabores e biomas do Estado 

Para celebrar a riqueza da identidade alimentar do Ceará e seus distintos biomas, o Mercado AlimentaCE realizará, de 23 a 25 de fevereiro, o Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer. A segunda edição do evento gratuito e aberto ao público acontecerá no Complexo Cultural Estação das Artes. Rodas de conversa, aulas-show, exposição fotográfica, atrações musicais, feiras gastronômica, de empório e agroecológica celebram as serras, os mares e os sertões cearenses. Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), o Mercado AlimentaCE é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Nomes locais e nacionais como Bela Gil, Mariana Aydar, Luana Flores, Ieda de Matos, Vanessa Cantora, Leonardo Giglio, Verônica e Valéria Carvalho, Nonato Lima, Batuk do Dipas, Mestre Galdino, entre outros, compõem a programação artística e gastronômica.

Seja de mar, com maresia, pescados e frutas; seja de serra, subindo no rumo do verde, com mata e palmeiras fazendo moldura; ou no sertão, que nos lembra da resistência, das salgas e da produção do leite. Toda terra do Ceará tem fartura, tem memória e história alimentar pra contar.

“A cultura alimentar é uma expressão especialmente viva, fala de insumos que vêm da natureza e dos saberes e fazeres contidos em cada preparação”, ressalta Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. Mais uma vez, foram trilhadas rotas Ceará adentro para conhecer, investigar, catalogar e divulgar a gastronomia e cultura alimentar do Estado. “Esses caminhos percorridos nos atravessaram de uma forma muito profunda, só vivendo a experiência para entender o que significa rodar quase todas as macrorregiões de um estado em busca desse tão farto Ceará de Comer”, afirma.

Muitos caminhos trazem um alimento à mesa e diversas histórias conduzem estes preparos. Neste ano, a proposta do evento é desbravar e aprofundar esses sabores e debates explorando os biomas da terra, seus costumes e seus modos de fazer cultura alimentar.

“Nossa gastronomia tem se consolidado como um atrativo turístico significativo, que contribui para o crescimento econômico por meio da criação de empregos e oportunidades de negócios na indústria alimentícia em pequena e larga escala”, afirma Luisa Cela, titular da Secult Ceará. “Enquanto Cultura, temos o compromisso de reconhecer essa diversidade gastronômica, incentivando a inclusão e o respeito à pluralidade de tradições alimentares, a origem dos alimentos e suas formas de produção”, finaliza.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Serviço

Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer

Quando: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024 | Sexta (17h às 21h30); Sábado (13h às 22h30) e Domingo (9h às 17h30)
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia) | Saída sem retorno

Programação completa

DIA 1

Dia 23 | Sexta-feira – 17h às 21h30

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

17h às 19h– Premiação Melhores Sabores da Cidade 19h – Abertura oficial
19h30 – Cine Pra Tu Ver – exibição de documentários após conversa “Registro Audiovisual e Cultura Alimentar”
19h30 – Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano
+Feiras gastronômica e de empórios
+ Bar da Cerveja Cearense
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+ Cozinha do Mercado

Dia 24 | Sábado – 13h às 22h30

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

13h – Abertura do Espaço
14h – Roda de Conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, e Rosa Pitaguary
15h15 – Aula-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar
16h15 – Aula-show Comida dos Mares, com Marina Araujo e Paola Romanova
17h15 – Aula-show com Bela Gil
18h30 – Baile do Mercado: Luana Flores apresenta Nordeste Futurista
20h30 – Baile do Mercado: Batekoo
+ Cozinha do Mercado
+Bar da Cerveja Cearense
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+Feiras gastronômica e de empórios

Dia 25 | Domingo – 9h às 18h

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

9h – Abertura do Espaço
9h às 11h – Visita Mediada à exposição “Mistura Quilombola”
9h30 – Espetáculo Infantil La Cucina
10h30 – Aula-show Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro
11h30 – Roda de choro Carnaval do Pixinguinha
14h – Batuk do Dipas
16h – Mariana Aydar apresenta o show Veia Nordestina
+ Bar da Cerveja Cearense
+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+Feiras gastronômica, de empórios e agroecológica