SPS e Seir realizam oficinas municipais sobre pertencimento étnico-racial a partir da primeira infância

23 de fevereiro de 2024 - 09:47 # # # #

Ascom SPS - Texto e fotos

A programação começou nesta quarta-feira (21), junto a comunidades quilombolas do Trairi, e segue em mais quatro municípios cearenses

O Governo do Ceará segue buscando estratégias de combate ao racismo estrutural e promoção da igualdade racial. Com o intuito de trabalhar a temática, e foco no desenvolvimento infantil em territórios quilombolas do Estado, a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do programa Criança Feliz, está iniciando uma série de oficinas municipais para trabalhar o impacto do racismo no desenvolvimento da primeira infância.

Realizadas em parceria com as secretarias da Igualdade Racial (Seir), da Saúde (Sesa) e da Educação (Seduc),além do Instituto Promundo, as “Oficinas Municipais de Fortalecimento do Pertencimento Étnico Racial a partir da Infância com as Comunidades Quilombolas” tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de trabalhar a temática com lideranças e povos de comunidades quilombolas.

Coordenadora do Programa Criança Feliz no Suas, Silvana Simões, destaca a necessidade de trazer a discussão antirracista desde cedo. “Vamos realizar essa discussão de que o racismo existe sim, e que precisamos conversar sobre ele desde a primeira infância, com famílias que têm crianças de zero a seis anos”, ressalta. “Crianças não nascem racistas, elas se tornam racistas a partir do convívio, da organização em que vivem, da família. Esse trabalho é realizado pensando nisso, que daqui a pouco elas farão a diferença, numa sociedade menos racista, mais igualitária”, completa.

Nesta primeira fase, cinco municípios receberão o projeto, entre os meses de fevereiro e junho. As atividades começaram nesta terça (21), em Trairi, e seguem até quinta-feira (23), com apresentações culturais, palestras e rodas de conversa. Entre os temas abordados estão a importância das políticas públicas antirracistas; caminhos para uma primeira infância antirracista na Assistência Social e na Educação; paternidade e masculinidades negras; e educação escolar quilombola.

As próximas oficinas acontecem nos municípios de Horizonte, Poranga, Monsenhor Tabosa e Pacujá.

Serviço

SPS realiza oficinas municipais sobre pertencimento étnico-racial a partir da primeira infância

Quando: Entre fevereiro e junho de 2024

 

Oficinas

Trairi – 21 a 23/02/2024

Horizonte – 20 a 22/03/2024

Poranga – 23 a 25/04/2024

Monsenhor Tabosa – 21 a 23/05/2024

Pacujá – 18 a 20/06/2024