Polícia Civil prende em flagrante influenciador digital suspeito de estupros no Ceará

26 de fevereiro de 2024 - 16:18 # # # # #

Ascom PCCE - Texto

Sete dias de ações ininterruptas desenvolvidas a partir de um trabalho de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram, na tarde desse sábado (24), na localização, identificação e prisão em flagrante de um homem, de 35 anos, suspeito de praticar, pelo menos, sete crimes de estupros contra mulheres em vários bairros da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do Ceará. O alvo, que é reincidente neste crime, foi preso no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Veículos, roupas usadas por ele para cometer os crimes, celulares e um simulacro de pistola foram apreendidos durante as ofensivas. Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, na manhã desta segunda-feira (26), em coletiva de imprensa, na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Com base nas investigações coordenadas pelo 5° Distrito Policial (DP), com apoio de equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e dos Departamentos de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e de Polícia Judiciaria da Capital (DPJC), o suspeito, que já possui antecedentes pelos crimes de estupro de vulnerável, estupro, crime contra a dignidade sexual, violação de domicílio e furto, é investigado por praticar crimes de estupros em série, nos bairros Barra do Ceará, Montese e Itaoca, em Fortaleza, na cidade de Tauá, no interior do Ceará, e no Cumbuco, no município de Caucaia. Com o registro do último crime, comunicado no último domingo (18), foi que os investigadores iniciaram as diligências ininterruptas para identificá-lo e prendê-lo.

“Modus operandi”

O primeiro, no dia 18 de fevereiro, ocorreu contra mãe e filha, no bairro Itaoca. Com o decorrer das investigações, os policiais civis identificaram que o suspeito já havia praticado o mesmo crime desde o início deste mês, e o último praticado na última sexta-feira (23). O investigado, que é empreendedor e se intitula como influenciador digital, possui em umas das suas plataformas mais de 90 mil seguidores. Conforme apuração, ele observava a vítima, obrigava-a entrar na sua própria casa e cometia o crime, na maioria deles, na frente de familiares. As vítimas possuem idades entre 15 a 40 anos.

A investigação aponta, ainda, que o suspeito usava uma balaclava, um simulacro de pistola e alegava pertencer a um grupo criminoso. Com as oitivas em curso e um trabalho de inteligência policial, o indivíduo foi identificado por praticar os mesmos “modus operandi” em todos os crimes sexuais. O homem também registrava fotos das vítimas e coagia para realizarem pix, além de levar os aparelhos celulares das vítimas. Apurações apontam ainda que o indivíduo usava diversos transportes, como automóvel, motocicleta e bicicleta para realizar os crimes e, após isso, se desfazia dos veículos. Na tarde desse sábado, os investigadores capturaram o homem em um imóvel situado no bairro Centro. Ele é natural de Minas Gerais e praticou, também, outros crimes naquele estado. Na unidade especializada, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro, roubo e extorsão. Agora, o homem está à disposição da Justiça. As investigações seguem e a Polícia Civil orienta que outras possíveis vítimas procurem a delegacia mais próxima para relatar o fato.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone  (85) 3108-2950, da Delegacia de Defesa da Mulher.