Corpo de Bombeiros resgata jacaré encontrado em residencial em Caucaia

28 de fevereiro de 2024 - 09:42 # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um jacaré do tipo jacaretinga, também conhecido como jacaré-de-óculos, que foi encontrado dentro de um condomínio, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. A ação ocorreu na tarde dessa segunda-feira (26).

Os bombeiros do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) foram acionados por moradores de um residencial para resgatar um réptil que foi encontrado próximo a uma piscina, no bairro Palmirim. Para resgatar o animal com segurança, os bombeiros utilizaram uma corda para laçá-lo. O jacaré foi resgatado ileso e solto em uma lagoa ideal para sua espécie, longe de um ambiente urbano.

Jacaretinga

Também conhecido como jacaré-de-óculos possui essa nomenclatura pelo desenho que se forma em seus olhos. Os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5 metros de comprimento e as fêmeas, 1,4 metros. O acasalamento ocorre em estações chuvosas.

Dicas de prevenção que a população pode adotar
Mantenha distância e observe: evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras; mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.