Gato-maracajá é resgatado pela PMCE e levado para atendimento veterinário no município Irapuan Pinheiro

28 de fevereiro de 2024 - 12:20 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na tarde dessa terça-feira (27), no resgate de um gato-maracajá. O animal foi localizado em uma residência no município de Irapuan Pinheiro – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

A composição tomou conhecimento de que um animal silvestre lesionado estaria em um imóvel, na localidade de Betânia. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o endereço indicado e encontraram um gato-maracajá. De acordo com o solicitante, ele achou o animal ferido em uma estrada e levou para sua residência.

Após ser resgatado, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária no município do Crato (AIS 19). O animal silvestre estava com uma fratura significativa no seu fêmur esquerdo e passará por uma intervenção cirúrgica. O gato-maracajá está internado e sob os cuidados dos biólogos da ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, que se dedica à reabilitação e à soltura de animais em seus habitats naturais.

Dicas de prevenção que a população pode adotar

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Com informações da Ascom da PMCE.