Hora de Plantar: laboratório da SDA garante qualidade das sementes distribuídas a agricultores

29 de fevereiro de 2024 - 08:46 # # # # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Elis Priscila e Gustavo Araújo - SDA - Fotos Ascom SDA - Vídeo

A sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, possui um Laboratório de Análise de Sementes de Produção (Lasp), que funciona dentro do Núcleo de Classificação Vegetal e Biotecnologia (Nucla). Único no Ceará e referência no ramo em todo o Nordeste, o Lasp realiza análises de qualidade de sementes de arroz, algodão, feijão caupi, feijão, gergelim, girassol, mamona, milho, soja e sorgo, boa parte delas distribuídas dentro do projeto Hora de Plantar aos agricultores familiares do Estado.

Até chegar às mãos dos produtores e das famílias cearenses, amostras de sementes passam por diversas etapas. Entre elas, estão análise de pureza, determinação de outras sementes, exame de infestação e processo de germinação. O laboratório realiza ainda outros procedimentos, como recebimento, cadastro e homogeneização de amostras de trabalho e emissão de boletins de análise e relatórios. O Lasp integra a rede nacional de laboratórios credenciados e segue exigências do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária (Mapa).

“Todos os passos são importantes aqui no Lasp, da recepção de amostras à armazenagem das sementes analisadas, que ficam guardadas por um ano depois dos ensaios. Durante o mês de dezembro, no LASP, houve um total de 120 amostras analisadas, representando 1.841,29 toneladas, o que fortalece as ações para o desenvolvimento da cadeia de produção e comercialização de sementes no Ceará . Por isso que o trabalho do Lasp é importante, ele é fundamental para que o Estado compre as sementes que estão dentro do padrão para serem distribuídas aos agricultores dentro do Hora de Plantar”, pontuou a agrônoma Gina Maciel.

Análise das sementes

Responsável técnica do Lasp, a agrônoma Gina Maciel reforça a importância do trabalho para o fortalecimento do projeto Hora de Plantar. “A análise das sementes garante credibilidade ao projeto Hora de Plantar no Ceará, que é destaque no Brasil e usado como referência por outros estados. Para trabalhar no Lasp, é de extrema importância ter conhecimentos específicos sobre as espécies de sementes. O trabalho aqui é muito minucioso”, frisa.

A 37ª edição do Projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024 conta com investimento de R$ 26 milhões e deve beneficiar 155 mil agricultores em 182 municípios. Estão sendo fornecidas aos agricultores e agricultoras familiares sementes de feijão caupi (231 toneladas), milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas), sorgo forrageiro (180 toneladas), algodão (10 toneladas), capim mombaça (3 toneladas), mudas de cajueiro anão (500 mil), aroeira (4.445 mudas), sabiá (39.926 mudas), maniva (5mil m³ – 10 milhões de mudas) e palma (2,5 milhões de raquetes).

Desenvolvimento da cadeia de produção e comercialização

Além do apoio ao projeto Hora de Plantar, a análise da qualidade dos produtos vegetais fortalece as ações para o desenvolvimento da cadeia de produção e comercialização no Ceará. Através da prestação de serviços de análises para os pequenos, médios e grandes produtores, o projeto contribui significativamente no controle de qualidade dos produtos comercializados e na redução da concorrência fraudulenta no mercado.

Durante o mês de dezembro, foram analisadas 120 amostras, representando 1.841,29 toneladas, o que fortalece as ações para o desenvolvimento da cadeia de produção e comercialização de sementes no Estado do Ceará. Por meio da prestação de serviços de análises de sementes para os pequenos, médios e grandes produtores, o Lasp atende à legislação do Ministério da Agricultura.

Hora de Plantar

O Hora de Plantar proporciona incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O programa é financiado pelo Governo do Ceará, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.

A execução e assistência técnica do Hora de Plantar ficam a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.