Íris promove 1º Encontro de Laboratórios de Inovação no Setor Público do Ceará

29 de fevereiro de 2024 - 14:18 # # #

Amélia Gomes/Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Fotos

Com o propósito de trocar experiências, ideias e melhores práticas de inovação, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou o 1º Encontro de Laboratórios de Inovação no Setor Público. O momento também foi oportuno para debater possibilidades de colaboração e de construção de um pacto entre as instituições de inovação do estado.

O trabalho do Íris foi pauta nesse primeiro encontro, a partir de seu propósito de estimular a transformação digital no Ceará, promovendo a cultura da inovação e o uso estratégico de dados para aproximar e simplificar as relações entre o ambiente público e a população cearense. Conforme reforçou a coordenadora-geral do laboratório, Karine Gurgel, esse trabalho é prioridade para o Governo do Ceará. “A gente tem o apoio necessário para explorar a inovação e oferecer melhores serviços à população cearense, contando com a expertise e as diretrizes do secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino”.

Ainda durante a conversa em torno do Íris, foram apresentados projetos do laboratório já desenvolvidos e em andamento, como o de desenvolvimento do site e da plataforma de monitoramento do Ceará Sem Fome, utilizando as expertises do Íris de tecnologia da informação (TI), análise de dados, experiência do usuário e linguagem simples para potencializar o programa prioritário do Governo do Estado de combate à segurança alimentar.

Rede de laboratórios de inovação do Ceará

O encontro seguiu com uma rodada breve de apresentações dos demais laboratórios de inovação presentes no evento. Juntas, as iniciativas estão empenhadas em abraçar a proposição do Íris de avançar na formação da rede de laboratórios de inovação do Ceará e, ainda, de construir um pacto pela inovação. O grupo pretende realizar outros encontros, para fortalecer o ecossistema e aprofundar o conhecimentos sobre as expertises de cada um dos laboratórios.

O encontro contou com a participação das seguintes instituições: Laboratório de Inovação (LabLuz) do Tribunal de Justiça do Ceará, Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Instituto Plácido, do Instituto Plácido Castelo (IPC) da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), do Laboratório de Inovação do SUS da Escola de Saúde Pública do Ceará e do Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará (Inovajus).