Programação com 116 artistas e 36 apresentações compõe a Mostra de Artes da Escola Porto Iracema das Artes (MOPI), a partir de 1º de março

29 de fevereiro de 2024 - 09:15 # # # # # # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes - Texto
Micaela Menezes e Divulgação - Fotos

Realizada pela primeira vez durante um mês completo, a Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), composta pelo resultado dos trabalhos dos alunos integrantes dos Laboratórios de Criação da Escola, será realizada de 1º a 27 de março e traz destaques de ações voltadas para o Dia da Mulher, Dia Internacional do Teatro, e o Pitching de Roteiros realizado pelo Lab Cena 15

Programação com performances, aberturas de processo, espetáculos, residências artísticas e vivências em Dança, Música, Teatro e Artes Visuais, bem como o pitching de Roteiros, integra a 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes (MOPI), reunindo 116 artistas em 36 apresentações. Pela primeira vez, a MOPI será durante um mês completo. A diversidade artística e cultural de integrantes dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – é partilhada em 36 apresentações realizadas em 10 espaços e equipamentos culturais entre Fortaleza, Sobral e Aldeia Anacé Japuara, na Caucaia. Toda a programação da MOPI é gratuita e aberta ao público.

Entre 1º e 27 de março, a Mostra percorre a Escola Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Poço da Draga, Praça Verde do Centro Dragão do Mar, Aldeia Anacé Japuara (Caucaia) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC). Todos os espaços receberão intervenções artísticas que, ao total, somam a colaboração de 116 artistas diretamente envolvidos.

A agenda do evento inclui o Pitching de Roteiros, realizado pelo Laboratório de Cinema, com a apresentação dos roteiros cinematográficos desenvolvidos pelos alunos da Escola, proporcionando uma visão do futuro do cinema por meio das mentes criativas dos integrantes do Lab Cena 15.

Com esta 11ª MOPI, o Programa de Laboratórios da Porto Iracema das Artes reforça sua referência em formação artística no país a partir de metodologias inovadoras. Para a partilha final desta edição, foram 7.560 horas de tutoria em 32 projetos divididos nas cinco linguagens artísticas promovidas pela Escola: artes visuais, cinema, dança, teatro e música.

“Investir na formação em arte e cultura é extremamente necessário em uma política pública que se pretenda duradoura, sensível e democrática. Os Laboratórios se inserem nesse campo com um trabalho consistente, resultado de processos reflexivos, criativos e investigativos, por meio de percursos acompanhados por excelentes profissionais e artistas experientes, dispostos a compartilhar conhecimentos e suscitar a criação de novos processos artísticos. Implica também oferecer tempo para a criação e o aprofundamento conceitual, sem a pressão diária pela produção em si. Assim, o IDM, que faz a gestão da Escola Porto Iracema das Artes, acredita e investe neste processo pedagógico que transcende as metodologias convencionais e busca a aproximação com as surpreendentes poéticas da criação. Os resultados destes investimentos estão na MOPI, expostos de forma mais abrangente que no ano passado, com maior territorialidade e diversidade.” afirma Rachel Gadelha, diretora presidente do Instituto Dragão do Mar.

“Momentos de intensa criação e reflexão de processos” – observa a Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, analisando a MOPI. Para a professora, os momentos de fruição são também momentos de criação intensa, quando os artistas encontram-se com o público. “É o principal momento da criação, quando a obra artística ganha complexidade, no encontro com as pessoas”- diz a professora.

A coordenadora dos Laboratórios de Criação, Cláudia Pires, ressalta a diversidade da cena artística local. “A 11ª MOPI apresenta ao público o resultado de uma imersão vivida por 72 artistas ao longo de 7 meses num ambiente de pesquisa e criação promovido pelos Laboratórios de Criação da Porto Iracema. Essa grande mostra revela a diversidade e a potência inventiva da cena artística cearense e brasileira e, ainda, reitera a centralidade da partilha como elemento constituinte dos processos criativos. Nos âmbitos artístico e pedagógico a dimensão de processo é trazida pela Porto como lugar de relevância e permanente construção da experiência”.

A abertura oficial da Mostra acontece no dia 1 de março, às 19h, com a exibição do espetáculo Dançarinar e Corpo Sabedor, a partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar. O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes, Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

MOPI em números

116 artistas envolvidos diretamente
36 apresentações
7.560 horas de tutoria por edição
32 projetos envolvidos
1 mês de programação

Veja toda a programação da 11ª Mostra de Artes da Escola Porto Iracema (MOPI)

Destaque da programação

Apresentando o resultado dos projetos das cinco linguagens executadas na Escola, a Porto Iracema das Artes apresenta um resumo com alguns dos principais destaques da 11ª Mostra de Artes (MOPI).

Dança

Na linguagem do Laboratório de Dança, a Escola apura os destaques para a MOPI 2024, celebrando o Dia Internacional da Mulher, com a performance POLE DANCE: MULHER NEGRA E EMPODERAMENTO por Tayana Tavares, Mara Nívea, Thamira Reis, Xênia Melo e Loriz Severino.

Teatro

Na linguagem do Teatro, a Escola apresenta, em meio à programação da Mostra, os seis projetos desenvolvidos pelos artistas do Laboratório de Teatro, com destaque para os espetáculos “Entroncar a Jurema”, que será realizado na aldeia indígena Aldeia Anacé Japuara, dia 23 de março, às 16h e “Entremeios Poéticos”, dia 27/03, celebrando o dia Internacional do Teatro, na Praça Verde do Dragão, às 19h.

Música

Contemplando a expressão do Laboratório de Música, a banda Procurando Kalu se apresenta no dia 15 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, com o show Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos, obra que conta com a participação de Gegê Teófilo, Rami Freitas e Felipe Castro e tutoria da artista Karina Buhr.

Cinema

Realizado, anualmente, dentro da programação da MOPI, o Pitching de roteiros, desenvolvido pelo Lab Cena 15 é um dos pontos altos das ações da MOPI. Com mais de 20 convidados, entre artistas, jornalistas e produtores de audiovisual e, ainda, 6 longa-metragens e 1 mini-série infantojuvenil produzidos, a décima primeira edição do Pitching de roteiros, mostra a pluralidade e diversidade das produções de cinema da Escola.

Audiovisual

MÃOZINHA por CÉU

O projeto “mãozinha”, desenvolvido pelo artista céu, ganha destaque e se apresenta no dia 5 de março, às 19h, na Escola Porto Iracema, com uma exposição de esculturas e outras materialidades da pesquisa com intuito de abrir processos. Além disso, haverá uma fala pública junto com a tutora do projeto, Jota Mombaça. O evento conta com acessibilidade em LIBRAS.

Este ano a MOPI terá como parte das intervenções, o projeto MOBILIÁRIO NÔMADE, projeto criado por Alexia Ferreira, Anderson Morais e Moisés Tremembé

A abertura da exposição “Mobiliário Nômade” acontece no dia 09 de março, em frente ao Cinema do Dragão. Após este momento, os projetos ficarão expostos no Pátio da Escola nos dias 26 e 27 de março e também circularão entre outros espaços culturais da cidade.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram desenvolvidos.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

11ª edição da Mostra de Artes Porto Iracema (MOPI) é iniciada com programação artística variada
Data: durante todo o mês de Março
Local: Escola Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Poço da Draga, Praça Verde do Centro Dragão do Mar, Aldeia Anacé Japuara (Caucaia) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC)