Ceará Sem Fome: 48 multiplicadores concluem a capacitação de padarias artesanais

1 de março de 2024 - 11:42 # # # #

Ascom Gab Primeira-dama - Texto e fotos

As primeiras turmas de Agentes Multiplicadores para Padarias Artesanais do Programa Ceará Sem Fome foram concluídas, nessa quinta-feira (29). O momento ocorreu no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza. Ao todo, foram 48 pessoas oriundas de todas as regiões do Estado, que agora repassarão seus conhecimentos a outros homens e mulheres das próprias cozinhas do programa, como também beneficiários em seus territórios de atuação.

O assessor especial do Gabinete da Primeira-Dama, Cícero Cavalcante, comentou que a capacitação ilustra bem o objetivo do programa de dar condição para que essas pessoas tenham sua autonomia socioeconômica. “Já temos aqui a possibilidade concreta, a partir agora do mês de março, de já começarmos essa capacitação nas próprias cozinhas e ao mesmo tempo realizarmos a implantação das padarias artesanais. Como vocês podem ver aqui, isso tudo é resultado da produção de hoje, do próprio curso, mas essa mesma imagem a gente vai ter, se Deus quiser, em cada cozinha que abraçar o programa das padarias. Essa é uma condição fundamental do nosso projeto, que o governador Elmano de Freitas tem dito todos os dias. Ou seja, que o programa Ceará Sem Fome vai para além da entrega de um prato de comida, pois o mais importante é criar as condições necessárias para que os beneficiários possam construir a sua autonomia socioeconômica”, destacou.

Um dos participantes do curso foi Rairam Sobreira, da Unidade Gerenciadora Copasat – entidade que administra as cozinhas Ceará Sem Fome na região do Sertão dos Inhamuns. Ele comentou sobre os próximos passos após o curso. “Com esse curso, a gente vai conseguir replicar lá na nossa região, o que vai proporcionar às pessoas que são beneficiárias terem o conhecimento e poderem criar de forma autônoma uma padaria ou até mesmo fazer na sua própria casa para conseguir vender e ter sua própria renda”, disse.

Ao todo, cada turma teve 16 horas/aula. Na ocasião, foram utilizados equipamentos que já foram adquiridos pela Unidades Gerenciadoras com o recurso oriundo das doações feitas pelo Lide Ceará, após o leilão beneficente ocorrido no Natal do Bem, em dezembro do ano passado. Com mais de R$ 300 mil destinados ao programa, serão adquiridos 48 kits de padaria artesanal para dar suporte ao trabalho realizado pelos novos agentes multiplicadores.

O instrutor da capacitação, chef Franzé Melo, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, comentou sobre a expectativa do curso. “A expectativa é elevadíssima. A gente viu que esses novos multiplicadores, que estão se formando agora, já mostraram que têm um grande potencial para repassar esse conhecimento da panificação artesanal. A nossa expectativa é que essas pessoas vão chegar lá fora e vão levar um conhecimento bem interessante para as pessoas. Será fenomenal”, revelou.