Governo do Ceará, MEC e IES discutem expansão do Ensino Superior a Distância na rede pública

1 de março de 2024 - 08:07 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

Meta é unir esforços para que até 2025 todos os municípios cearenses possam contar com polos de apoio presencial e ofertas de cursos de graduação e especialização EaD

Com um plano de descentralização e expansão do ensino superior em curso nas universidades estaduais, o Governo do Ceará recebeu a diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes) – fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) -, professora Suzana Gomes, para discutir a expansão e interiorização da rede EaD pública e gratuita no Ceará nos âmbitos da graduação e pós-graduação.

A meta é unir esforços para que até 2025 todos os municípios cearenses possam contar com polos de apoio presencial e ofertas de cursos de graduação e especialização EaD.

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins, ressaltou a importância das tratativas para o Ensino Superior chegar da melhor forma em todo o território cearense. “Nós fizemos uma reunião há uns três meses, em que foi sugerido universalizar a Educação Superior no estado, e ficamos animados. O governador logo permitiu iniciarmos os trabalhos para isso e o EaD é uma das modalidades a serem utilizados”, pontuou Nelson Martins.

Junto a ele também estiveram presentes na reunião a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela; a presidente do Conselho de Educação do Estado, Ada Pimentel; e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), como o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudia Ramos Carioca; e o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Igor Paim.

Novos municípios

A tratativa surge a partir do edital 05/2023- DED/Capes, que ofertou 290 mil vagas de cursos de graduação e pós-graduação a distância financiados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em todo o país. Dessas, 14.700 vagas serão executadas pelo conjunto de seis IES cearenses. Do total de vagas, 10.050 serão destinadas a cursos de licenciatura, 1.350 para cursos de bacharelado, e 3.300 vagas para cursos de especialização.

O Ceará enviou ao DED/Capes uma relação de 28 municípios para criação de novos polos de apoio a Educação a Distância, com 21 prontamente aprovados.

Durante a reunião, a diretora da Educação a Distância da Capes, Suzana Gomes, além de elogiar a iniciativa do Ceará de crescimento do Ensino Superior por todo o estado, também garantiu que os sete municípios restantes da lista serão reavaliados, pois são considerados de grande impacto para os cearenses.

“A EaD que defendemos está comprometida com o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. O Ceará merece os parabéns por essa iniciativa de expansão do Ensino Superior com qualidade. Nós temos no Brasil jovens e adultos que não vão ter condições de cursar o Ensino Superior presencialmente, pelas condições de vida, de emprego e de realidade. Então, o EaD é uma porta de entrada para eles e é um desafio nosso fazer isso com qualidade”, ressaltou Suzana Gomes.

Avanço na expansão

Durante a reunião foram discutidas ações que visam universalizar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com instituições e municípios cearenses. A titular da Secitece, Sandra Monteiro, enfatizou a necessidade de avanço quanto a recursos para manter essa modalidade funcionando com êxito.

“Quanto à Secretaria, hoje, nós temos nove polos ofertando EaD, e as prefeituras foram as principais colaboradoras desse movimento. Existem parcerias, existem locais apropriados, mas precisamos avançar quanto a repasse de recursos. No ponto de vista da pós-graduação para o EaD, há um movimento tímido aqui, mas trabalharemos nisso”, declarou Sandra Monteiro.

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, destacou a importância do momento para o sucesso no plano de descentralização das universidades estaduais. “Nós temos esse projeto da universalização da Educação Superior pública e gratuita aqui no estado, seja por meio da ação nos campi presenciais, seja somada pela oferta da EaD. Queremos isso no formato que ela tem hoje, que é formação de professores e gestão. Que essas universidades possam estar empenhadas neste trabalho para fazermos essa expansão juntos”.

Retorno para a Educação Básica

A proposta para essa expansão da EaD é de que os cursos ofertados também sejam direcionados à formação de profissionais que possam atuar na Educação Básica cearense, reduzindo a escassez de professores de alguns componentes curriculares. Presente na reunião, a secretária da Educação, Eliana Estrela, comemorou a iniciativa e acredita que será um grande reforço.

“Temos esses desafios referente a profissionais em algumas áreas, como Matemática, Física e Química. Precisamos desses profissionais. Então, com mais essa porta aberta, é uma oportunidade para os nossos jovens que não conseguem ingressar no curso que desejam presencialmente, possam ingressar na EaD e nos dar esse retorno”, finalizou.