Celebração do Centenário do Audiovisual Cearense tem início com Homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto no Cineteatro São Luiz

4 de março de 2024 - 08:14 # # # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Arquivo L. C. Barreto - Fotos

Uma parceria entre o Cineteatro, o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ambos equipamentos da Secretaria da Cultura geridos pelo Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, respectivamente, e o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, dará início à celebração do Centenário e do 34º Cine Ceará

Entre os dias 19 e 31 de março, a Mostra reúne 28 filmes da L.C. Barreto, uma das mais prestigiadas produtoras cinematográficas do Brasil, fundada por Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, ícones da indústria cinematográfica nacional. O evento vai marcar o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, que acontecerá de 21 a 27 de setembro no Cineteatro São Luiz.

No dia 23, durante a Mostra, Luiz Carlos Barreto, cearense natural de Sobral, e sua esposa, Lucy Barreto, serão homenageados no Cineteatro São Luiz, às 19h. Na ocasião, o Cine Ceará concederá o Troféu Eusélio Oliveira à produtora L.C. Barreto, pelos 60 anos de importante atuação no audiovisual do país. No dia 22, véspera da homenagem, Luiz Carlos Barreto estará no MIS para uma fala aberta ao público, das 18h às 19h, na praça do Museu. Em comemoração aos seus 60 anos, a produtora também ganhará homenagens em Nova York, Cannes e Berlim.

Entre os filmes que serão exibidos na mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro” estão clássicos do cinema brasileiro como Dona Flor e Seus Dois Maridos, O Quatrilho, Bye Bye Brasil, Terra em Transe, Inocência e Memórias do Cárcere, além de obras como Bela Donna e Luzia Homem, filmadas no Ceará. Toda a programação é gratuita.

O Centenário do Audiovisual Cearense

Em 2024, o estado do Ceará comemora 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense, Adhemar Bezerra de Albuquerque, que ocorreu em 15 de outubro de 1924, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza. O dia 15 de outubro foi instituído como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a Lei Nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da ABA Film, marcou o início de uma rica tradição cinematográfica no estado com o seu filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”. Seu legado permanece vivo até os dias de hoje, influenciando gerações de cineastas e profissionais do audiovisual.

Lendas do Cinema: Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto

Luiz Carlos Barreto, nascido em Sobral, Ceará, em 1928, iniciou sua carreira como jornalista profissional, sendo repórter e fotógrafo da revista O Cruzeiro. Posteriormente, revolucionou a estética do cinema nacional, sendo autor das concepções fotográficas de obras como Vidas Secas (1963) e Terra em Transe (1967). Um dos nomes mais ativos da política cultural brasileira, foi um dos responsáveis pelo movimento do Cinema Novo, tendo produzido filmes memoráveis como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Bye Bye Brasil (1980) e O Quatrilho (1995).

Lucy Barreto, nascida em Uberlândia, Minas Gerais, em 1933, é uma das mais destacadas produtoras brasileiras, sendo responsável pela fundação, ao lado de seu esposo, Luiz Carlos Barreto, da L.C. Barreto, empresa que desde 1963 já produziu mais de 150 filmes, muitos deles clássicos da cinematografia brasileira.

Juntos há mais de 60 anos, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto formam um dos casais mais icônicos do cinema brasileiro. A paixão pelo cinema, o empreendedorismo visionário e a dedicação incansável os transformaram em pilares da indústria cinematográfica nacional. Seus filmes, marcados por uma forte identidade cultural e social, conquistaram o público e a crítica, levando o cinema brasileiro para o cenário internacional.

Sobre a L.C. Barreto

A L.C. Barreto é uma das mais importantes produtoras cinematográficas do Brasil, fundada em 1963 por Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto. Ao longo de sua história, a produtora foi responsável por mais de 150 filmes, incluindo clássicos como Vidas Secas, Terra em Transe, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Bye Bye Brasil, O Beijo no Asfalto, Garrincha – A Alegria do Povo e O Quatrilho. A L.C. Barreto é conhecida por seu compromisso com a qualidade e a inovação, e seus filmes conquistaram reconhecimento internacional, incluindo indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por “O Quatrilho”, dirigido pelo saudoso cineasta Fábio Barreto, filho do casal.

Além do Ceará, por meio do Cineteatro, MIS e Cine Ceará, a produtora brasileira também será homenageada nos mais importantes festivais internacionais de cinema como o Festival de Berlim, na Alemanha, e o Festival de Cannes, na França. Também terá uma retrospectiva com exibição de 20 longas-metragens no Lincoln Center, em Nova York, em setembro, e em cinematecas de Lisboa e Barcelona.

Serviço:

Mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro” e Homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto
Data: 19 a 31 de março e 23 de março, respectivamente
Horários: Homenagem às 19h / Programação completa pode ser vista aqui
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro – Fortaleza – CE)
Entrada: Gratuita