Secretaria dos Direitos Humanos realiza seminário para debater a transversalidade do envelhecimento feminino

4 de março de 2024 - 11:56 # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Rayane Mainara - Foto

Os dados do último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que as mulheres são maioria em todas as grandes regiões do Brasil, correspondendo a 51,5% da população. Ao mesmo tempo, o censo aponta que temos hoje o maior percentual de pessoas idosas da história do país (10,9%), sendo as mulheres também maioria dentro desse grupo.

Com isso em vista, e considerando a transversalidade do assunto, o envelhecimento feminino é uma temática que precisa estar cada vez mais em pauta. Esse assunto envolve questões relacionadas à saúde, ao bem-estar, ao lazer, e tantos outros direitos que devem ser garantidos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa (LEI No 10.741).

Seminário

Em alusão ao mês da mulher,  a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, realiza o seminário “A transversalidade do envelhecimento feminino”. A programação acontece no dia 7 de março (quinta-feira), às 9h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE. A programação é gratuita e aberta ao público.

Abordando diferentes vertentes do envelhecimento feminino, participam do evento a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária-executiva da Secretaria da Igualdade Racial, Martír Silva; a matriarca da medicina tradicional do Povo Anacé, representando a Secretaria dos Povos Indígenas, Valda Anacé; e a orientadora de célula da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sedih, Estrela Rodrigues.

“A atenção às pessoas idosas é uma política transversal da Sedih, que perpassa por todas as outras pastas do Governo. Nesse evento, direcionamos nosso foco às mulheres idosas e a como podemos olhar para esse envelhecimento e dar condições para que possamos viver com dignidade. Temos certeza que teremos um debate proveitoso e de muito crescimento para essa temática”, afirma Socorro França.

Serviço

Seminário “A transversalidade do envelhecimento feminino”
Local: Sala multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) –  Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE
Data: 7/3 – quinta-feira
Horário: 9h