ESP/CE realiza cerimônia de acolhimento de novos médicos residentes da Rede Sesa

5 de março de 2024 - 14:03 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Ascom ESP/CE - Fotos
Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE - Video

Superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, durante a abertura do evento de acolhimento

“Agora, nessa nova fase da minha profissão, espero contribuir cada vez mais no cuidado especializado em Pediatria e na assistência à saúde”. O depoimento é da médica emergencista, Karen Lopes, que atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Ela faz parte do grupo de 368 novos médicos residentes da Rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) que participaram da cerimônia de acolhimento realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

O momento, marcado por emoção, aconteceu na última sexta-feira (1º), na sede da autarquia, em Fortaleza, mobilizando, além dos discentes, gestores públicos e corpo técnico da Residência Médica (Resmed).

A residência escolhida por Lopes está entre os 98 programas de especialização disponibilizados no Processo Seletivo Unificado de 2024. Já formada pela ESP/CE em Medicina de Emergência, a profissional decidiu fazer o novo curso de Emergência Pediátrica, pioneiro no Ceará, depois que se tornou mãe e que uma das filhas dela precisou de internação.

“Vi o quanto esse mercado é importante e que existe essa necessidade da atenção com um cuidado mais direcionado. Às vezes, aquela é a situação mais difícil na vida de uma mãe”, explica.

Veja a entrevista completa:

Com as boas-vindas, os profissionais iniciam agora uma jornada de dois anos de especialização. Para a titular da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que prestigiou a cerimônia, a chegada de novos médicos para compor o quadro de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) representa um reforço na assistência humanizada.

“No total, são mais de 700 profissionais, somando com os da Residência Multiprofissional, que estamos acolhendo, também nessa sexta-feira, para a capacitação e qualificação. Mas, ao fim dessa Residência, a gente quer mais que isso. Queremos que vocês saiam daqui como pessoas melhores. Que acolham, que olhem nos olhos e que sintam a dor do paciente”, pontuou a gestora.

A gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, destacou, durante a abertura do evento, o significado do momento, para além da acolhida.

“É fundamental que a gente perceba que, apesar dos diferentes programas e das atuações em várias unidades da Saúde, somos todos Rede Sesa e que, aqui, na ESP/CE, somos uma grande casa, responsáveis por essa trilha educacional para vocês. Por isso, fizemos questão de realizar esse encontro”, diz.

Confira o relato na íntegra:

Após as explanações feitas no auditório, os profissionais realizaram a assinatura do termo de outorga das bolsas da Resmed.

Cerca de 360 discentes da Residência Médica estiveram presentes no evento

Panorama

Atualmente, a Rede Sesa disponibiliza vagas de Residência Médica nas cinco Superintendências Regionais de Saúde (SRS) do Ceará. Nesse contexto, a ESP/CE atua no desenvolvimento da formação em rede, o qual os médicos e médicas vivenciam, ao longo do percurso formativo, diversos cenários de prática nos mais diversos equipamentos de saúde do estado. A prática, inclusive, é considerada vanguardista em todo o Brasil.