Programação especial do Cineteatro São Luiz celebra aniversário de 66 anos e traz diversas homenagens em Março

5 de março de 2024 - 09:01 # # # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Cineteatro São Luiz - Infografia

Chegou Março e o Cineteatro São Luiz comemora 66 anos de existência, e resistência

Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Cineteatro prepara uma programação especial, que une seu aniversário a outras celebrações importantes do mês, como o Dia Internacional das Mulheres, do Teatro, do Circo e todas as possibilidades da Arte.

Entre os destaques estão mostra de cinema, espetáculos de teatro, lançamentos, homenagens, abertura da Bienal de Dança e muita programação gratuita. Confira mais detalhes a seguir.

Música

A voz da mulher em destaque na programação musical do Cineteatro

Em 2024, o São Luiz traz quatro importantes vozes femininas da cena local e nacional da música, unindo diferentes gerações de intérpretes e compositoras que exaltam outras mulheres e a cultura brasileira. Nesta semana, a paulista Ná Ozzetti é destaque no domingo (10) com o show “Balangandãs Babilônia”, e as cearenses Theresa Rachel e Rebeca Câmara trazem o show inédito “Compositoras Brasileiras” dia 8 de março (sexta). Para fechar os shows do mês, o São Luiz traz a principal voz feminina do Pessoal do Ceará, a cantora Amelinha, dia 24 (domingo), apresentando “Todo Mundo Vai Saber”. >> Mais informações e releases

Em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, também integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (RECE) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar, o São Luiz recebe dois espetáculos de música da 11ª edição da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI). Dia 6 (quarta) tem “Minha Ancestralidade”, com músicas autorais de Nega Lu e participação de Adna Oliveira e da tutora do projeto, Elen Oléria. Dia 7 (quinta), clau aniz apresenta “Mácula”, com participação do tutor do projeto, Negro Léo.

Na faixa de programação Dentro do Som, o São Luiz traz o cantor, compositor e violonista Matu Miranda com o show “Matutando”, dia 13 (quarta). O artista volta ao Ceará após sua participação no programa The Voice Brasil, com um show intimista e um repertório com releituras de obras consagradas da música brasileira e de seu disco que será lançado neste ano.

Cinema

Homenagem aos 60 anos da produtora L. C. Barreto marca início de celebração dos 100 anos do Cinema Cearense, 66 anos do Cineteatro, 2 anos de reabertura do MIS e do 34º Cine Ceará

Entre os dias 19 e 31 de março, o Cineteatro São Luiz abre as comemorações dos 100 anos do Cinema Cearense com programação especial. Uma parceria entre o Cineteatro, o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ambos equipamentos da Secretaria da Cultura geridos pelo Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, respectivamente, e o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, dará início à celebração do Centenário e do 34º Cine Ceará com o primeiro ato: Luiz Carlos Barreto, cearense natural de Sobral, e sua esposa, Lucy Barreto serão homenageados em evento no São Luiz, que ocorre durante a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”. | Release completo + infos

Pré-estreia de “Saudosa Maloca” com presença do diretor e elenco

O lançamento do filme “Saudosa Maloca”, longa de Pedro Serrano, acontece no dia 19 de março, às 19h. Com presença do diretor e dos atores Paulo Miklos e Gero Camilo, a exibição será seguida de bate-papo com o público. Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”. | Ingressos no site Sympla e na bilheteria física por R$ 7,00 (meia entrada) e R$ 14,00 (inteira) | Classificação: 14 anos | Fotos e trailers.

Teatro

Projeto Revoluções Femininas e monólogo sobre Frei Tito em destaque

Dias 14, 15 e 16 o Cineteatro apresenta três peças de teatro, gratuitamente, para público reduzido (sobre o palco do São Luiz). Na quinta (14), o espetáculo “A Paixão de Tito” traz uma homenagem à memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, preso, torturado e banido de seu país na Ditadura Militar. A peça tem participação do público em cena, articulando performance e ritual junto com o ator, Gabriel Castro Cavalcante. Entrada: Gratuita | Local: sobre o palco (70 lugares) | Duração: 60 minutos | Classificação Indicativa: 14 anos | Release + infos

Na sexta-feira (16), têm início os dois dias do projeto Revoluções Femininas do grupo Terceiro Corpo, que completa 10 anos em 2024. Começa com “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora”, que narra a história de Úrsula Laura. A personagem oferece um jantar para desconhecidos, que assistem à preparação de um jantar, enquanto a personagem fala do desejo de abandonar o ofício de ser dona de casa para ser bailarina.

No sábado (16), é a vez da peça “Fale Mais Sobre Isso”, que gira em torno de duas personagens: Berenice, uma psicanalista, e Auri, sua paciente. O espetáculo proporciona uma experiência intimista, aproximando o público de tal maneira que parece fazer parte do próprio consultório de Berenice. Nesse cenário, Berenice, Auri e o espectador embarcam juntos em uma jornada pelos recônditos da análise de Auri. Entradas gratuitas | Local: Sobre o Palco (70 lugares) | Classificação Indicativa: 10 anos ( “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora”) e 16 anos (“Fale Mais Sobre Isso”).

Curta São Luiz

Programação traz artistas mulheres e o Palhaço Sequinho (PE) em parceria com o Sesc CE

As artistas da música Clarisse Aires e Lia Maia iniciam a programação tradicional do Cineteatro, o Curta São Luiz, dias 06 (próxima quarta) e 14 (da próxima semana). Em parceria com o SESC Ceará, as mais diversas expressões artísticas e culturais dialogam com a Praça do Ferreira, com os trabalhadores e passantes do Centro de Fortaleza, sempre com entrada gratuita e realizadas às 12h30 no Foyer ou calçada do Cineteatro.

Além da música, entram em cena este mês apresentações com contação de histórias, com Paula Yemanjá e o espetáculo “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!” (22), e com a Rede de Contadoras e Contadores de Histórias e o “Contos de Fadas para crianças de todas as idades” (20). Em homenagem ao Dia do Circo, 27, o São Luiz recebe o espetáculo “Caminhos”, com Pedro Milhomens / Palhaço Sequinho (PE).

Serviço:

Programação especial do Cineteatro São Luiz celebra aniversário de 66 anos
Site do Cineteatro: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/ (com programação completa)