Santana do Cariri: Secitece integra esforços para construção do novo Museu de Paleontologia

5 de março de 2024 - 13:32 # # # #

Ascom Secitece - Texto
Divulgação - Fotos

Nova estrutura atenderá demanda ocasionada pela repatriação de fósseis

Com o propósito de fortalecer o cenário científico e turístico da região, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, acompanhada do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, e do arquiteto Carvalho Araújo, visitou a sede do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, na última sexta-feira (1º).

A visita teve como propósito estabelecer uma articulação entre o MCTI, o Ministério da Educação, o Governo do Ceará, a Prefeitura de Santana do Cariri e a Universidade Regional do Cariri (Urca)/Secitece para viabilizar a construção do novo Museu de Paleontologia no município. A obra visa atender à crescente demanda do museu Plácido Cidade Nuvens por mais espaço e estrutura, especialmente para receber fósseis repatriados, como o Ubirajara jubatus.

Desenvolvimento regional

A secretária Sandra Monteiro enfatizou a importância da ampliação e modernização do museu para o desenvolvimento regional. “É importante investir em uma estrutura mais robusta, capaz de atrair um grande fluxo de turistas e pesquisadores para a região. Essa iniciativa vai impulsionar a economia local e promover avanços no campo científico”, afirmou.

A nova sede deverá abrigar os novos equipamentos adquiridos para o museu, que somaram investimentos da ordem de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 21,6 milhões), frutos do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), coordenado pela Secitece.

A comitiva foi recebida pelo reitor da Urca, Karlos Cleber; pela vice-reitora, Maria do Socorro; pelo diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro; e pelo diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães. O prefeito, Samuel Cidade Werton, e o secretário de Obras, Sávio Cidade Werton, também estiveram presentes e assistiram à apresentação da proposta da nova sede, projetada pelo arquiteto Carvalho Araújo, que assina obras como a Estação das Artes e o Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, e o Centro Cultural do Cariri, no Crato.

Potencial turístico, cultural e científico

Em Santana do Cariri, a comitiva também visitou o sítio paleontológico Parque dos Pterossauros, local onde as escavações revelaram fósseis em excelente estado de conservação, atraindo a atenção de pesquisadores e estudantes de todo o país. Eles visitaram, ainda, a Casa da Pedra, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que acolhe pesquisadores que atuam na região. Por fim, inspecionaram as obras do Santuário da Menina Benigna, cujo propósito é atrair devotos da primeira beata do Ceará e impulsionar, também, o turismo religioso no município.