Seas reabre exposição Despertando Olhares no Museu da Fotografia

6 de março de 2024 - 15:05 # # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em parceria com o Museu da Fotografia, reabriu, nesta terça-feira (5), a exposição Despertando Olhares. A mostra está aberta ao público e reúne fotografias produzidas em 2023 por jovens de unidades socioeducativas em Fortaleza.

“Por meio do curso, novas perspectivas de vida se abrem aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, destaca o superintendente adjunto, Jean Marçal.

O projeto Despertando Olhares tem como principal objetivo sensibilizar o olhar e despertar o interesse dos jovens pela fotografia. Durante oito encontros, jovens, socioeducadores e equipes técnicas das unidades socioeducativas participam de todo o processo fotográfico, desde a produção de uma câmera artesanal, passando pela fotografia digital, até a curadoria do material que será exposto.

Segundo o coordenador de ação cultural do museu, Tomaz Maranhão, o projeto é uma oportunidade para os jovens olharem a fotografia como arte, para além de material documental.

A expectativa é de que o projeto alcance, em 2024, 80 adolescentes das unidades socioeducativas de Fortaleza. Este ano, o minicurso já foi iniciado com jovens, socioeducadores e equipe técnica da Centro Socioeducativo Patativa do Assaré.