Uece tem 117 pesquisadores entre os Melhores Cientistas do Mundo

6 de março de 2024 - 09:33 # # #

Adriana Rodrigues - Ascom Uece - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Foto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), mais uma vez, tem confirmada a qualidade de seus professores/pesquisadores. Segundo o ranking AD Scientific Index – edição 2024, a Uece possui 117 deles entre os melhores cientistas do mundo. Na lista, a Uece aparece em 46º lugar no Brasil; 83º na América Latina e na posição 1.504 no mundo.

O ranking se baseia no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais. Em 2024, foram analisadas 23.189 instituições do mundo, sendo 2.064 da América Latina e 578 do Brasil.

Entre os 117 pesquisadores da Uece presentes no ranking, sete estão entre os 10% mais produtivos. São eles: Selene Maia De Morais; Maria Salete Bessa Jorge; Marcos Fábio Gadelha Rocha; Paula Matias Soares; José Henrique Leal Cardoso; Thereza Maria Magalhães Moreira e Cláudia Maria Leal Bevilaqua.

Além deles, estão presentes no TOP 10 da Uece, no AD Scientific Index 2024, os professores Maria Gonçalves Pereira, Ana Maria Sampaio Assreuy e Cláudia Ferreira Santos.

Para o reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, “isso é fruto do alto patamar de maturidade acadêmico-científica que a Uece atingiu ao longo de sua história, que, hoje, a transforma em uma instituição que oferta, ao seu povo, um serviço público de muita qualidade, como demonstram os diversos rankings em que figuramos. A engenhosidade e a expertise dos nossos pesquisadores nos levam além dos números, pois são efetivamente um valioso patrimônio da nossa comunidade e da sociedade cearense”.

O AD Scientific Index usa os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice H e pontuações de citação no Google Acadêmico. Utilizando um total de nove parâmetros, o “Índice Científico AD” mostra a classificação de cientistas em 11 áreas (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras).