Porto do Pecém formaliza adesão a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos

7 de março de 2024 - 14:24 # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto e fotos

Reconhecido nacionalmente por suas práticas de fomento à sustentabilidade, o Porto do Pecém formalizou, nesta quarta-feira (6), sua adesão à Aliança Brasileira para a Descarbonização de Portos (ABDP), uma iniciativa lançada oficialmente durante a Intermodal South America, maior feira de logística da América Latina, que acontece em São Paulo até esta quinta-feira (7).

Ao todo, 14 portos do Brasil, além de empresas e entidades ligadas ao setor marítimo, assinaram a Declaração de Intenção de Ação Cooperativa que instituiu a ABDP. O principal objetivo da iniciativa é acelerar as ações de descarbonização no setor marítimo e portuário nacional, através da colaboração e do compartilhamento de experiências, tecnologias e informações.

“Nosso compromisso com um ambiente mais sustentável é uma das nossas maiores prioridades. Desde 2015, seguimos crescendo no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a partir das ações realizadas para estimular o desenvolvimento sustentável”, aponta Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.

Hoje, o Pecém é o terminal portuário com melhor colocação no IDA nas regiões Norte e Nordeste, com pontuação de 99,19. Além disso, o porto cearense oferece descontos para navios sustentáveis. No ano passado, 8% dos navios receberam esse benefício, quase o dobro do registrado em 2022, quando o índice foi de 5%. “Nosso objetivo é que esse número siga crescendo em 2024”, completa Hugo.

Comprometido com a transição energética nacional, o Porto do Pecém também tem avançando significativamente na eletrificação de suas operações. Atualmente, estima-se que cerca de 70% da movimentação no terminal do Pecém já esteja eletrificada, incluindo os guindastes para movimentação de contêineres e placas, além da esteira para o transporte de insumos para a siderúrgica da ArcelorMittal, principal cliente do Porto.

A iniciativa

A ABDP é uma extensão do sucesso da Aliança Espanhola, uma iniciativa que reúne portos há três anos para colaborar na descarbonização. Um dos primeiros resultados concretos da Aliança Brasileira é um programa que visa consolidar e nivelar o conhecimento sobre descarbonização. Hoje, esse programa já envolve 37 organizações e empresas e conta, também, com outros 64 interessados.