Governo do Ceará inaugura adutora do açude Córrego do Arroz, em Itarema, e amplia acesso à água para população rural

8 de março de 2024 - 10:56 # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), realizou a inauguração da adutora do açude Córrego do Arroz, localizada no município de Itarema.

A cerimônia de inauguração ocorreu na Comunidade Córrego do Arroz, em Itarema, e marcou mais um avanço na garantia de acesso à água para a população local. O evento contou com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, do prefeito de Itarema Elizeu Monteiro, do Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares e do diretor Administrativo Financeiro da Cogerh, João Ricardo Rios.

O secretário Robério Monteiro destacou os benefícios da obra, ressaltando que a adutora do Córrego do Arroz trará melhorias significativas no acesso à água para as comunidades rurais. O titular da Secretaria de Recursos Hídricos também agradeceu o empenho de técnicos da Cogerh e de lideranças da região que trabalharam em um curto prazo para entregar a obra.
“Foram pouco pais de três meses desde o início da obra até a entrega do sistema de adução. Os custos e mão de obra ficaram a cargo da Cogerh, que investiu cerca de 3 milhões de reais.”

Segundo Tércio Tavares, a gestão dos recursos hídricos no Ceará está em constante vigilância para assegurar o abastecimento de água a todos os cearenses. “ Atendemos ao pedido do secretário de recursos hídricos, Robério Monteiro, avaliando que esta obra é essencial para atender a população rural desta região. A longo prazo, cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas”, afirmou Tércio.

Em tempos de estiagem era difícil o acesso à água da população ao redor do córrego do Arroz. Com a adutora, essa realidade vai mudar.

Com extensão de 3 km, a estrutura capta água do rio Aracatiaçu-Mirim e direciona para o Açude do Arroz, beneficiando diversas comunidades, como Córrego do Arroz, Pau D’água, Vila Nova, Caboeira, Oriente e Vila Progresso. O sistema de adução já está em pleno funcionamento, com uma vazão de 400 metros cúbicos por hora.