Museu da Cultura Cearense oferta série de formações e atividades educativas gratuitas no mês de março

8 de março de 2024 - 10:48 # # #

Ascom Dragão - Texto
Divulgação - Fotos

As inscrições podem ser efetuadas via formulário on-line ou na sede administrativa do Museu

Museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Museu da Cultura Cearense oferta, ao longo do mês de março, uma série de atividades formativas gratuitas, cujas inscrições devem ser feitas via formulário virtual ou na administração do Museu da Cultura Cearense, conforme calendário a seguir.

Até sábado (9), podem ser feitas inscrições para o curso “A Criação é um Processo: gesto artístico e educativo”, que será orientado pela artista visual, escritora, jornalista e arte-educadora Renata Froan. Voltada para educadores de equipamentos culturais, a atividade será dividida em quatro encontros, que partirão de uma noção mais ampla do que se trata a criação — pela perspectiva das artes/artes visuais —, para, gradativamente, entrar no campo do processo criativo e, por fim, dialogar com as práticas educativas. A cada dia, serão propostas discussões, leituras de textos e realizados exercícios de fabulação/criação. As aulas acontecerão nos dias 12 e 19 (terças), das 18h às 20h, em sala virtual restrita para inscritos, e nos dias 16 e 23 (sábados), das 9h às 11h, no Auditório do Dragão.

Até a próxima quinta-feira (14), podem ser realizadas inscrições para a “Vivência em Gravura”, oficina de gravura ministrada pelos artistas gravuristas Gerson Ipirajá e Zakira. Também realizada em parceria com EAOTPS, associada à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, a atividade acessível em Libras acontecerá no dia 16 de março (sábado), das 13h30 às 17h30, na Varanda dos Museus.

As inscrições para a ação de difusão de caráter formativo “Patrimônio Negro, Narrativas e Educação Antirracista”, com a historiadora Cícera Barbosa estarão disponíveis até a próxima sexta-feira (15). Em alusão ao 25 de Março, dia da Carta Magna do Ceará, e ao debate patrimonial e cultura afrocearense, no intuito de desconstruir as narrativas eurocêntricas presentes na relação entre a abolição da escravidão e o território cearense, o MCC traz a professora Mestra debater o Patrimônio Negro Cearense, suas narrativas para uma educação antirracista e a formação de cidadania. O encontro acontecerá no dia 20 de março, das 18h30 às 20h, no Auditório do Dragão do Mar.

Até o dia 19 de março (terça-feira), serão recebidas inscrições para a visita guiada à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, em cartaz na sala 2 do MCC, acompanhada de debate com a historiadora e coordenadora do Projeto Patrimônio para Todos, Hannah Mariah, e Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, na Varanda dos Museus. O encontro, que é fruto de mais uma parceria com a EAOTPS, ocorrerá no dia 23 de março (sábado), das 16h às 18h.

Além das formações de curta duração, o MCC, por meio do seu Núcleo de Ação Educativa, segue até domingo (10) com a seleção para estágio remunerado para a função de educador(a) e mídias sociais, com início previsto para abril, e as demais para a formação de cadastro de reservas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário on-line: bit.ly/estagionomcc. O edital completo pode ser acessado no link bit.ly/selecaomcc.

Programação

Oportunidades

Seleção e cadastro de reserva nas áreas de Educação Patrimonial e Mídias Sociais do Museu da Cultura Cearense
Acesso gratuito mediante inscrições até 10 de março, 17h, via bit.ly/estagionomcc
Link do edital completo: bit.ly/selecaomcc

Cursos de curta-duração

Curso “A Criação é um Processo: gesto artístico e educativo”, com Renata Froan

Dias 12, 16, 19 e 23 de março (terças e sábados)
Aulas em sala virtual restrita para inscritos nos dias 12 e 19 (terças), das 18h às 20h, e aulas presenciais no auditório do Dragão nos dias 16 e 23 (sábados), das 9h às 11h
Acesso gratuito mediante inscrições até 9 de março, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 20 vagas. Público-alvo: educadores de equipamentos culturais.

Vivência educativa “Vivência em Gravura”, com Gerson Ipirajá e Zakira [Parceria EAOTPS]
Dia 16 de março (sábado), das 13h30 às 17h30
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrições até 14/03, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 20 vagas.
Acessível em Libras.

[Ação de difusão de caráter formativo em alusão à Data Magna do Ceará] “Patrimônio Negro, Narrativas e Educação Antirracista”, com Cícera Barbosa
Dia 20 de março (quarta-feira), das 18h30 às 20h
No Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante inscrições até 15/03, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 50 vagas. Acessível em Libras

Visita guiada à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios” + debate com a historiadora e coordenadora do Projeto Patrimônio para Todos, Hannah Mariah, e Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS
Dia 23 de março (sábado), das 16h às 18h
Visita na sala 2 do MCC, seguida de debate na Varanda dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrições até 19/03, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 50 vagas. Acessível em Libras

Serviço:

Programação educativa no Museu da Cultura Cearense em março de 2024
Datas e horários diversos
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão ou no IG @mccdragao