Vice-prefeito de Roterdã visita Porto do Pecém e destaca: “Podemos ter aqui o primeiro hub de hidrogênio verde da América do Sul”

8 de março de 2024 - 15:28 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Comitiva holandesa também contou com a presença do embaixador da Holanda no Brasil, André Max Adrraan Driessen

O Complexo do Pecém recebeu, nesta sexta-feira (8), a visita do vice-prefeito de Roterdã (Holanda), Robert Simons. Na oportunidade, o presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo, ministrou uma apresentação sobre a estrutura do porto, parcerias e demais objetivos para o futuro. A comitiva holandesa também contou com a presença do embaixador da Holanda no Brasil, André Max Adrraan Driessen.

Para Hugo Figueirêdo, a visita do grupo holandês reforça o compromisso dos acionistas com a transição energética e com o projeto do corredor de hidrogênio verde entre os Portos do Pecém e de Roterdã. “A visita garante a execução desses projetos conjuntos entre o Estado do Ceará e a cidade de Roterdã (maior acionista do Porto de Roterdã). Eles estão acompanhando a evolução e vendo, com muita satisfação, a forma como os trabalhos estão sendo conduzidos e a velocidade que estão sendo implementados”, diz o presidente.

Robert Simons se impressionou com a estrutura vista no Complexo em sua primeira visita ao local. Para ele, o potencial é enorme. “Fiquei impressionado com tudo o que vi. Acredito que podemos ter aqui o primeiro hub de hidrogênio verde da América Sul”, disparou.

O Governo do Ceará já possui mais de 30 Memorandos de Entendimento (MoU) assinados em relação ao hidrogênio verde, além de quatro projetos com pré-contratos firmados, com o objetivo de ser o principal hub da área no país e líder em exportação da matéria para a Europa, por meio do Porto de Roterdã.

Relação natural

Em sua terceira visita ao Complexo, André Max Adrraan Driessen acredita em uma relação verdadeiramente natural entre os portos de Roterdã e do Pecém. Com os laços cada vez mais estreitos, a tendência é que todos sejam beneficiados. “É importante que lideranças do meu país visitem e conheçam o que está acontecendo no Ceará. Acho que está sendo criado um laço bem natural entre Ceará e Holanda por conta do hidrogênio verde. Como embaixada, nos sentimos privilegiados de estar aqui”, comentou.

“Quando o hub de hidrogênio verde for criado, tenho certeza que irá gerar várias oportunidades para o Ceará”, completou o embaixador. Também participaram da visita os vice-presidentes do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira (Financeira) e Fabio Grandchamp (Operações), a CFO do Porto de Roterdã, Vivienne de Leeuw.