Bece promove Semana do Bibliotecário de 12 a 16 de Março: uma homenagem ao profissional da informação

11 de março de 2024 - 12:04 # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) comemora o Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, com uma programação especial referente à área da biblioteconomia. O equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, entre os dias 12 e 16 de março, a Semana do Bibliotecário, que trará temas relevantes para os profissionais da informação.

Na terça-feira (12), às 9h, a Bece recebe a celebração do Conselho Regional de Biblioteconomia – Região 3 e Associação de Bibliotecários do Ceará. Em 2024, os Conselhos de Biblioteconomia do país abordarão o tema “Letramento Racial”. O momento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, contará com as seguintes atividades: apresentação do Coral Bece, palestra “Letramento Racial em Bibliotecas” – com a convidada Martir Silva, secretária executiva da Identidade Racial no Ceará -, homenagem à bibliotecária profª. Fernandina Fernandes Lino.

VII Ciclo Formativo

As atividades continuam nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira) com a realização do VII Ciclo Formativo da Bece. Nesta edição, o programa foca no impacto da Inteligência Artificial, sua teoria e prática, no campo de trabalho dos profissionais de biblioteconomia. Serão ministradas duas aulas abertas, sempre das 19h às 21h, pelo YouTube da Bece. As inscrições podem ser feitas no site da Bece.

A aula do dia 13 de de março explora a temática Diálogos e Descobertas: as transformações causadas pelas IAs e será ministrada por Mirian Cris (CE), com mediação de Gabriela Gomes (CE). Já no dia 14 de março, a aula abordará o tema Estratégias e técnicas de Engenharia de Prompts com Chat GPT para profissionais do futuro, com condução de Jorge Cativo (AM) e mediação de Kamila Silva (AM).

No sábado (16), será realizada uma aula aberta presencial na Bece, com o seguinte tema: Técnicas e Métodos para se Preparar para as Oportunidades do Mercado. A aula será dada por Wesley Leite e conta com vagas limitadas. É uma chance imperdível para se atualizar sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho voltado para o profissional da informação. As inscrições podem ser feitas no site da Bece.

Serviço

Semana do Bibliotecário na Bece
Programação gratuita
Data: 12 a 16 de março
Horários diversos
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro) e YouTube da Bece

Mais informações:

Ascom Bece – ivy.ariane@idm.org.br
Ivy Ariane – 85 999918382