Comitiva da SDA conhece Zona Livre de Cólon, no Panamá

11 de março de 2024 - 11:38 # # #

Ascom SDA - Texto e Fotos

Na última atividade da semana no Panamá, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), liderada pelo secretário Moisés Braz, visitou sexta-feira (8), a Zona Livre de Cólon (ZLC), situada na costa atlântica do país, na província de mesmo nome. Ao lado do presidente da Empresa de Assistência Técnica do Estado do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, de técnicos da secretaria e de representantes de marcas de produtos da agricultura familiar que participaram da Expocomer 2024, Moisés Braz conheceu o funcionamento do local, que pode vir a ter relação comercial com a agricultura familiar cearense.

“Nosso objetivo principal com a missão ao Panamá é levar os produtos da agricultura familiar do Ceará e do Brasil aos mercados internacionais, seja por meio da exportação direta ou do estabelecimento de um centro de distribuição. A Zona Livre de Cólon é a maior zona franca do continente americano, o maior entreposto comercial livre de impostos de toda a região. Por isso, estar presente aqui é estratégico para qualquer empresa que deseje expandir suas operações comerciais no mundo”, avaliou o secretário Moisés Braz. Segundo ele, o Ceará pode se beneficiar da ZLC por estar localizado em região próxima para acessar os mercados a partir do Oceano Pacífico.

Durante a visita, o diretor de inteligência comercial Jesus Guevara apresentou a Zona Livre à comitiva cearense. Ele elencou as vantagens estratégicas, os benefícios fiscais e as contrapartidas. Em seguida, detalhou como uma empresa pode se estabelecer na região. Além de Moisés Braz e Inácio Mariano, participaram da reunião a gerente de fortalecimento institucional do Projeto São José/SDA, Karina Holanda, o assessor de mercado do projeto, Edmilson Cruz, o assessor da Ematerce, Fuad Nogueira e as representantes da Terra Conquistada e da Raízes do Campo, Florença Moreira e Carla Guindani, respectivamente.

Sobre a Zona Livre de Cólon

A Zona Livre de Colón (ZLC) é uma zona franca localizada na costa atlântica do Panamá, na província de Colón. Foi criada em 1948 e é abastecida por três portos importantes do Caribe. A sua localização próxima ao Canal do Panamá facilita o transporte eficiente de mercadorias.

A ZLC tem uma área de mais de 1.064 hectares e cerca de 2.649 empresas estabelecidas. Nela, pode encontrar serviços e centros de importação, armazenamento, montagem, embalagem e reexportação de produtos para qualquer parte do mundo. A ZLC vende artigos de todas as classes, ao por maior e livre de impostos de importação e exportação. O local é fechado e o acesso é permitido apenas para turistas.

Agendas com governo panamenho e participação na Expocomer 2024

A Missão Técnica do Ceará para inclusão da agricultura familiar cearense e do Brasil no comércio exterior teve início no Panamá, na última segunda (4), em reuniões com o ministro conselheiro para assuntos Agropecuários, Carlos Salcedo, com a Propanamá e com o escritório do Banco Mundial na América Central.

Na terça (5), quarta (6) e quinta (7), a SDA esteve na Expocomer 2024. Ainda na quarta, a equipe da SDA discutiu cooperação na área da agricultura familiar com o vice-ministro do Desenvolvimento Agrário (MIDA), Alexis Piñeda. Na quinta, foi a vez do Instituto de Inovação Agropecuária do Panamá (Idiap), onde foi tratada a possibilidade de transferência de tecnologias com a Embrapa e de assistência técnica com a Ematerce.

Organizada pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP) a 40ª edição da feira comercial multissetorial destacou diversas categorias de produtos, entre eles alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis, vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica.

A SDA, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participou do evento com um estande localizado no pavilhão do Brasil coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Na ocasião, a secretaria apresentou como uma de suas principais políticas públicas o Projeto São José, que por sua vez promoveu uma de suas estratégias piloto a Terra Conquistada, marca dos produtos da Reforma Agrária que envolve agroindústrias apoiadas pelo PSJ. Mel e castanha de caju foram os principais produtos expostos.

A Expocomer promove contatos, produtos e oportunidades de negócio entre participantes locais e internacionais, tornando-se o evento ideal para a apresentação de novos produtos e serviços numa área total de exposição superior a 15.500 metros quadrados, que reúne mais de 600 empresas de mais de 30 países.