20 anos de ações no Ceará: CPRaio segue como referência em motopatrulhamento no Brasil

12 de março de 2024 - 10:55 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Há duas décadas, nascia um novo batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e, com ele, surgiu um policiamento diferenciado no nosso Estado. O então Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) – atualmente Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) -, se destacou pela utilização de motocicletas, possibilitando o acesso a locais que uma viatura convencional não consegue acessar. Atualmente, o CPRaio é considerado como a maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.

O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), unidade especializada da PMCE, completa, nesta terça-feira (12), 20 anos de criação. Na data em que se comemora o aniversário da maior unidade de motopatrulhamento do Brasil, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) parabeniza todos os agentes de segurança que compõem o Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) e prestam excelentes serviços à sociedade cearense.

“Comandar o CPRaio é uma imensa responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma grande honra para mim. É uma unidade especializada da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que desempenha um papel crucial para a manutenção da Segurança Pública do nosso Estado. E estar à frente dela é um privilégio. O sentimento que eu tenho é de profundo comprometimento de liderar os policiais que são da unidade Raio, policiais tão dedicados e capazes, que trabalham incansavelmente para proteger nossa sociedade e garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos cearenses”, afirmou o tenente-coronel PM Joaquim de Oliveira, comandante do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Bases no Ceará

Com 76 unidades instaladas no Ceará, a expansão dessa modalidade de policiamento surgiu para reforçar a Segurança Pública na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no interior do Estado. A unidade especializada da PMCE, que nasceu no dia 12 de março de 2004, iniciou os trabalhos na Capital, contando com 16 policiais militares e oito motocicletas. Em 20 anos, o CPRaio cresceu e ganhou proporções a nível estadual. Atualmente, a unidade está presente em 75 cidades cearenses, possuindo cinco batalhões, 19 companhias e 58 pelotões. Em todo o Ceará, 3.063 policiais militares vestem a farda preta do CPRaio. A unidade possui, ainda, 1.428 motocicletas e 114 viaturas.

 

Dentre suas bases, o CPRaio possui 59 unidades em cidades do interior do Estado, 15 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e duas estão localizadas na Capital. A expansão do comando especializado da PMCE pelo interior iniciou há nove anos, em 2015, ainda com o governo de Camilo Santana. Dando continuidade a ampliação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas pelo Ceará, o governador Elmano de Freitas inaugurou, em dezembro de 2023, a 76ª base na cidade de Marco – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

Participação feminina

Dentre os mais de três mil policiais militares que já realizaram o sonho de compor o CPRaio, um, em especial, se destaca entre os “raianos”. É o sonho realizado pela soldado Jéssica Chaves, que compõe o 1º Pelotão da 1ª Companhia do 3º CPRaio – (1º PEL – 1ª CIA/3º CPRaio), de Limoeiro do Norte (AIS 18).

Jéssica não esconde a honra que sente em fazer parte deste comando, no qual ela sempre teve grande admiração. “Poder estar próximo, estar trabalhando junto, só fez com que eu admirasse cada vez mais. E eu acho que esse é um sentimento comum entre todos os “raianos”. A gente sente orgulho por vestir essa farda, por estar na rua, por estar exercendo a segurança pública, e por passar o melhor para a população, para que se sinta protegida. Não é à toa que o CPRaio vem, desde da sua criação, se destacando. Por mais que tenha crescido, conseguiu manter o padrão desde o início. A gente tem admiração por quem fundou, por quem vem exercendo e por quem vem ensinando”, ressaltou a soldado.

Em junho do ano passado – durante a comemoração ao 29 anos de ingresso da 1ª turma de policiais femininas na Polícia Militar -, o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, classificou a soldado Jéssica Chaves no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A soldado é a segunda mulher a compor uma equipe operacional do comando especializado.

A policial foi uma das 20 concludentes, dos 30 candidatos que realizaram o curso que habilita o policial militar a compor o CPRaio. “Quero dizer para todos que almejam compor o CPRaio, que vão em busca dos seus sonhos, que lutem, se preparem para isso, e venham pegar seus brevês (que são os broches que os policiais recebem ao terminar o Curso de Formação), pois eles estão lá esperando a todos aqueles que têm o sonho, assim como eu tive, e correm atrás. Para os que sonham, vençam um dia de cada vez e venham fazer parte desse grande comando que a cada dia mais vem crescendo e entregando excelentes resultados para toda a população, para a PMCE e para a Segurança Pública do Ceará”, concluiu a soldado Jéssica.

Formação especializada

O efetivo do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) é composto por policiais militares que, necessariamente, foram aprovados em um Curso de Formação específico para a unidade especializada. A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Para conquistar a farda preta, os “raianos” são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar ruas estreitas e locais remotos, com mais facilidade. Para a execução dos trabalhos, os militares devem manter  um alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático em motocicletas.

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) – capacitação que visa habilitar novos profissionais que atuarão no CPRaio -, é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e ministrado por experientes profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A capacitação tem carga-horária de 278 horas/aula e duração de aproximadamente 6 semanas.

“A sensação de passar pelo curso é algo inexplicável, a gente vê que antes de chegar ao curso tem um TAF – um Teste de Aptidão Física -, em que a gente vê companheiros sendo desligados. Após o TAF tem um teste de moto e a gente novamente vê companheiros sendo desligados até chegar ao Curso de Formação. E no curso, são dias em que a gente vai vencendo dias após dias. A sensação de chegar ao último dia do curso e perceber que venceu, que viveu ali dia por dia, e a quantidade de aprendizado, você percebe que entrou com uma visão e sai com outra, completamente diferente”, destacou a soldado do CPRaio.

Devido ao intenso treinamento do Curso de Formação e constantes aperfeiçoamentos para manter o alto nível, o CPRaio recebe, também, polícias de vários estados do país para serem treinados pelo comando especializado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Vale ressaltar, ainda, que a  doutrina aplicada no Curso de Formação para o CPRaio é considerada uma das melhores do país e cada “raiano” segue suas regras rigorosamente. Um dos motivos para diversos agentes de segurança que sonham em vestir a farda preta.

Ações importantes

Presente 24 horas nas ruas, o CPRaio está em constante contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e, desta forma, sendo acionados para as mais diversas ocorrências em todo o Estado. Assim, a unidade motorizada já atuou e participou de importantes ações ostensivas de combate à criminalidade no Ceará.

Durante o período que estou à frente do CPRaio, eu não só destacaria uma ocorrência, mas todos os dias, os bons resultados que esses policiais, em cima dessas máquinas de duas rodas, fazem durante o serviço, e isso nos enaltece e nos honra muito estar lado a lado de policiais dedicados à causa da Segurança Pública. Todos os dias temos experiências novas, ocorrências diferentes e que deixam marcas significativas, tanto no comandante, como em todos os policiais do Raio, ajudando cada vez mais e moldando estratégias, habilidades e a própria cultura organizacional da Unidade”, ressaltou o comandante da especializada.

Em Caucaia (AIS 11), uma ação conjunta entre o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Policiamento Ostensivo Geral (POG), da PMCE, resultou, em dezembro de 2023, na prisão de um homem, de 38 anos. Com o suspeito, foram apreendidos mais de 18 kg de drogas, entre cocaína, crack e maconha, 11 munições de calibre .380 e .38, prensa hidráulica, rádios comunicadores e aparelhos celulares.

Em novembro do ano passado, três suspeitos de um roubo de veículo no bairro Montese (AIS 5), em Fortaleza, foram presos em flagrante pelo CPRaio. A ofensiva teve início após uma equipe de “raianos” ser informada pelos profissionais do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre um veículo que tinha acabado de ser roubado, trafegando na região.

Já no interior do Estado, o Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) realizou uma ação ostensiva que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de 15 quilos de entorpecentes, uma arma de fogo, munições, entre outros ilícitos. A ação ocorreu em Jijoca de Jericoacoara e Cruz (AIS 17), em julho de 2021.

Nesses 20 anos de criação da maior unidade de motopatrulhamento do Brasil, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) parabeniza todos os agentes de segurança que compõem o Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) e prestam excelentes serviços à sociedade cearense.