SAP inicia vacinação contra gripe influenza para servidores, colaboradores e internos do sistema prisional

12 de março de 2024 - 14:05 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Andres - SAP - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) iniciou, nesta segunda-feira (11), a vacinação contra a gripe influenza para servidores, colaboradores e internos do sistema prisional do Ceará. A ação faz parte de uma estratégia nacional do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir a circulação do vírus causador da doença e evitar a contaminação entre os profissionais.

Os profissionais do sistema penitenciário fazem parte do grupo prioritário da imunização. A vacina protege contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19. Além disso,reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

As unidades prisionais que iniciaram a vacinação são: Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba),Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF),Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia) e Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga1). Toda a população privada de liberdade do Ceará será imunizada contra a gripe.

A colaboradora, Samara Arcoverde, agradece pela imunização. “Participar de mais uma campanha de vacinação enquanto colaboradora da SAP, é, acima de tudo, uma grande oportunidade de exercer o meu direito à saúde pública. Além do mais, a iniciativa da campanha só mostra mais ainda o quanto a Pasta está alinhada com os protocolos de saúde, gerando assim, um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida, zelo e respeito com seus profissionais”, conclui

A coordenadora da equipe de saúde prisional da SAP, Purdenciana Ribeiro, salienta a importância da realização da campanha de vacinação no sistema prisional. “A forma mais eficaz de garantir a segurança e saúde no trabalho para os profissionais e pessoas privadas de liberdade é através da cobertura vacinal de todos. Nossa prioridade é manter o bem estar dentro e fora do serviço prisional em larga escala”, afirma.

O interno da Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga1), Paulo Vitor Magalhães, ressalta a importância da vacinação para a população carcerária. “Gostaria de agradecer a secretaria por estar nos proporcionando esse direito e por trabalhar em prol da nossa saúde. A vacina é a forma mais eficiente de evitar a proliferação do vírus, principalmente dentro das unidades prisionais por ser um local bastante vulnerável”, disse.