SAP recebe visita técnica das polícias penais do Amapá, Espírito Santo e Tocantins

12 de março de 2024 - 14:46 # # # # # #

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Ascom SAP - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) recebeu visita técnica de representantes das polícias penais dos estados de Amapá, Espírito Santo e Tocantins. O grupo veio conhecer o modelo gerencial do sistema prisional cearense, com foco nas ações de inteligência penitenciária.

O encontro, que aconteceu na última quinta-feira (7), teve como objetivo apresentar as boas práticas aplicadas no sistema penitenciário do Ceará, além de fortalecer a política nacional de inteligência, visando desarticular organizações criminosas e promover o desenvolvimento de técnicas aprimoradas no enfrentamento ao crime organizado e otimizar ferramentas de inteligência e monitoramento.

No primeiro momento, o secretário da SAP, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva para trocar informações e apresentar as ações que fizeram do sistema penitenciário cearense um modelo nacional. Na ocasião, o titular da pasta detalhou os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais das unidades prisionais, os projetos de reinserção social das pessoas privadas de liberdade e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.

Os representantes também conheceram na prática o trabalho e projetos da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), além do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep) que oferece serviços com ênfase no cuidado em saúde mental e atenção biopsicossocial do servidor penitenciário.

A comitiva visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Além disso, também conheceram o Grupo de Ações Penitenciárias, o canil do Núcleo de Operações com Cães e a Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3). Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP. A visita foi acompanhada pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, comenta sobre a visita. “Para combater com efetividade o crime organizado, é importante ter essa integração entre todos os sistemas penitenciários do País. A troca de conhecimento ensina e potencializa o que já é praticado, pois o que estamos desenvolvendo aqui, pode ser implementado em outros estados. Estamos em constante processo de aprendizagem. Não só ensinamos, como aprendemos muito também com a troca de experiências. Precisamos avançar cada vez mais, não só de forma individual, mas principalmente no coletivo, unindo forças entre as instituições em prol de único propósito”, disse.

O diretor presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá, Luiz Carlos Gomes Jr, falou sobre sua perspectiva na visita. “O objetivo dessa visita institucional é conhecer as boas práticas do sistema penitenciário cearense. Fomos recebidos pelo secretário Mauro, em que nos relatou a sua experiência de gestão. Vamos levar para o nosso estado os bons exemplos, as boas referências de segurança, disciplina e trabalho de ressocialização dos presos. Já tinha boas referências do trabalho que estava sendo realizado aqui e só quero agradecer a Polícia Penal do Estado do Ceará por ter nos recebido e feito esse excelente trabalho”, disse.

O diretor de administração e operações do sistema penitenciário prisional do Tocantins, Cléber Solano, fala sobre a visita. “O estado do Ceará, a nível de Brasil, tem se tornado referência em alguns aspectos relacionados à execução penal. E aquilo que é bom, a gente tenta conhecer, entender e aprender a sistemática e a dinâmica. A experiência foi muito boa, vários pontos positivos e espero que num curto espaço de tempo a gente consiga implementar algumas ações, procedimentos e metodologias aqui do Ceará lá no Tocantins”, afirma.

O Diretor-Geral da PPES do Estado do Espírito Santo, José Franco Morais, comenta que se surpreendeu com o sistema. “Estou revendo um grande amigo, o Mauro Albuquerque, que foi meu instrutor no curso de formação em 2010 lá no Espírito Santo. Essa visita foi de extrema importância para nós, pois a secretaria possui o mesmo perfil que o nosso em quesito de número de servidores e população carcerária. O Ceará possui boas práticas e queremos levar o que for possível para a aplicação no nosso Estado”, conclui.