Novo PAC Seleções: cultura cearense recebe investimento para 19 propostas

13 de março de 2024 - 09:48 # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto
Jeny Sousa - Foto

Mais uma conquista para a cultura cearense. Sabendo da importância de se preservar, disseminar e incentivar a área cultural e seus espaços, o Novo PAC Seleções, em seu eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva, selecionou o Ceará para receber 15 equipamentos culturais — que são os novos CEUs — e quatro projetos de engenharia para a recuperação de patrimônios culturais. O anúncio feito na última quinta-feira (7), pelo Governo Federal, divulgou o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções.

Os CEUs da cultura serão construídos nos municípios de Acopiara, Aquiraz, Barbalha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crateús, Granja, Horizonte, Iguatu, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Paracuru, com prioridade para áreas de periferia e vulnerabilidade social.

>>> Saiba mais sobre o Novo PAC

Foram também selecionados os municípios de Barbalha, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará para receber projetos de recuperação de seus espaços culturais. Em Barbalha, o investimento será destinado para o projeto de restauro da criação do Museu da Festa do Pau Bandeira. Em Fortaleza, o recurso será destinado para o projeto de restauro do Theatro José de Alencar. Em Sobral, para o projeto de estruturação dos Sítios Arqueológicos da Pedra de Andorinha e, por fim, em Viçosa do Ceará, para o projeto de restauro do Conjunto de Edificações Culturais.

Vale ressaltar que, neste momento, o investimento é para o projeto de restauro desses quatro bens e não para a obra.

Novo PAC Seleções

Com investimento de R$ 23 bilhões, o Novo PAC Seleções contempla empreendimentos e obras nos eixos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva.

Dos 184 municípios cearenses, 149 foram escolhidos para receber recursos do programa. O Ceará foi contemplado também em iniciativas de educação, saúde e esporte, com a seleção de propostas de 55 novas Escolas de Tempo Integral, 78 novas creches, 74 novas unidades básicas de saúde, 33 unidades móveis de tratamento da saúde bucal e 19 espaços esportivos.