Semace preside audiência pública para discutir implantação de parque solar em Pentecoste

13 de março de 2024 - 08:55 # # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) preside, nesta quarta-feira (13), audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do projeto do Complexo Fotovoltaico Pecém, localizado na zona rural do município de Pentecoste. O evento acontece às 10h, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, no bairro Vila Nova.

Líderes comunitários, entidades ambientais, sociedade acadêmica e civil e demais partes interessadas estarão presentes para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o empreendimento. Para aqueles que desejam assistir à audiência pública, ela será transmitida pelo canal da Semace no YouTube.

Empreendimento

A empresa responsável pelo empreendimento será a Fótons de São Policarpo Energias Renováveis. De acordo com o projeto, o Complexo Fotovoltaico Pecém tem como objetivo gerar energia por meio de painéis solares, e prevê que quase 100 trabalhadores estarão envolvidos durante o pico de mão de obra na fase de construção.

O complexo será formado por 12 Parques Fotovoltaicos, denominados de “Fótons de São Policarpo 01 a 12”, com uma potência total de 600 MW e uma potência de pico de 792 MW. Serão instalados 1.267.168 módulos fotovoltaicos de 625 Wp, distribuídos em três propriedades que abrangem uma área total de 1.268 hectares.

Saiba mais

A audiência pública representa uma etapa necessária para obter a licença de Instalação, que viabiliza a implementação do projeto. Durante o evento, a população tem a oportunidade de ter acesso a informações sobre o EIA/Rima, bem como sanar quaisquer dúvidas existentes sobre o empreendimento.

Após a exposição dos estudos e complementações, a proposta será submetida à análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para aprovação e emissão da licença pela Semace.