Humanização: HGWA abre sala de espera com ferramentas lúdicas para crianças que aguardam atendimento no ambulatório

14 de março de 2024 - 08:25 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

Brinquedos, jogos e livros estão entre os atrativos destinados aos pequenos pacientes

Com o intuito de proporcionar um atendimento humanizado e tornar a espera para a consulta médica mais lúdica, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inaugurou uma área adaptada para crianças no ambulatório. O “Espaço Criança Feliz” é direcionado para os pequenos atendidos no local que já são pacientes da unidade e, em sua maioria, estão agendados para a consulta de retorno.

Localizada no corredor do ambulatório, a nova sala conta com livros, jogos, pintura e uma televisão com programação educativa. A iniciativa, inaugurada na última semana, já agradou quem passou por lá. Maria de Fátima, mãe de Laura Sofia, de 8 anos, foi uma das que utilizou a estrutura. “Ela se internou aqui no final de janeiro e agora estamos no retorno para o médico. Eu amei essa sala, acaba sendo uma consulta com diversão, deixa tudo mais leve”, pontua.

O momento da abertura do espaço contou com a presença das crianças, direção e profissionais que atuam no ambulatório

Uma das médicas pediatras que atende no ambulatório, Lara Peixoto, reforça a importância do espaço. Ela diz que irá ajudar também no contato de médico e paciente.

“É uma sala de espera que deixa as crianças mais tranquilas na espera. Normalmente elas ficam ociosas, agora elas podem se divertir, ficar mais relaxadas, o que pode proporcionar uma consulta com maior qualidade”, afirma a especialista.

A diretora administrativa do HGWA, Carla Fonteles, conta que a criação desse ambiente surgiu de uma necessidade das pacientes e favorece a mãe, a criança e a equipe profissional.

“Recebemos um quantitativo considerado de crianças no ambulatório e circulo muito nessas áreas. Sempre foi uma inquietação ver aquelas mães com aquelas crianças na espera e, muitas vezes, muito ociosas. Contamos com o apoio da manutenção, que criou um ambiente lúdico, climatizado e muito agradável. Um cantinho onde a criança poderá ficar brincando, gastando sua energia, enquanto chega a vez do atendimento”, pontua.

Brinquedoteca

Além da sala de espera, o HGWA também conta com uma brinquedoteca na clínica pediátrica. O espaço dispõe de atividades e brinquedos para todas as idades, além de um acompanhamento diário de uma educadora social.