Ceresta regional de Limoeiro do Norte está entre os melhores do país

15 de março de 2024 - 08:49 # # #

Fernanda Teles - Ascom PGE - Texto
Ascom Sesa - Fotos

O Ceresta de Limoeiro do Norte é o único do Brasil com monitoramento ambiental

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental (Ceresta) Zé Maria do Tomé, de Limoeiro do Norte, está entre os 25 centros do país com pontuação máxima (165 pontos) em classificação no Qualifica Cerest 2023, do Ministério da Saúde (MS). Foram avaliados 178 equipamentos em todo o Brasil, em nove critérios relacionados às atividades de vigilância, assistência e educação, entre eles registro mensal de doenças e agravos relacionados ao trabalho e o apoio realizado com as equipes de Atenção Primária à Saúde.

O Qualifica Cerest é realizado pela Coordenação-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) do MS. O resultado dos indicadores foi publicado no último dia 8 de março, no site da CGSAT. Além do Ceresta regional de Limoeiro do Norte, ligado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Cerest municipal de Aracati também obteve nota máxima no Qualifica 2023.

“Essa avaliação é feita anualmente pelo CGSAT, através do monitoramento dos indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS). O nosso Ceresta de Limoeiro do Norte é o único do Brasil com monitoramento ambiental e vem se destacando nos últimos anos em nível estadual como o melhor avaliado. Agora ganhamos esse destaque nacional”, comemora a coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) da Saúde do Ceará, Roberta de Paula Oliveira.

O Centro de Referência de Limoeiro do Norte abrange 16 municípios e desenvolve ações de vigilância, promoção e atenção integral à saúde dos trabalhadores da região do Vale do Jaguaribe, com foco no monitoramento das questões ambientais ligadas à expansão do agronegócio.

O Centro de Referência de Limoeiro do Norte abrange 16 municípios e desenvolve ações de vigilância, promoção e atenção integral à saúde dos trabalhadores da região do Vale do Jaguaribe

“Estamos buscando fazer a vigilância nos ambientes e processos de trabalho com o objetivo de diminuir os danos à saúde dos trabalhadores. O resultado da avaliação do Qualifica feito pelo Ministério da Saúde nos faz perceber que o nosso trabalho tem sido feito com responsabilidade, compromisso e que, de fato, estamos conseguindo impactar positivamente e mostrar para os usuários do SUS o compromisso que temos em zelar pelos trabalhadores de todo e qualquer processo de trabalho, conscientizando sobre a necessidade de que os mesmos tenham ambientes salubres para minimizar os danos à saúde”, afirma a diretora-geral do Ceresta, Márcia Xavier.

Sobre os Cerests

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) são eixos estruturantes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), acompanhados pela Coordenação-geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) do Ministério da Saúde.

É um serviço especializado no atendimento à saúde do trabalhador (tanto os já acidentados no trabalho como para atuação preventiva) e tem como principal objetivo a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS. Atualmente existem 178 Centros no Brasil, sendo 26 estaduais e 152 regionais.