Mês da mulher: mais de 10 mil atendimentos às trabalhadoras
15 de março de 2024 - 14:44 #atendimentos #Mês da Mulher #Trabalhadoras
Ascom IDT - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto
O Governo do Ceará está com uma programação especial dedicada à empregabilidade das mulheres, em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. As ações são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (SEM), a Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine).
A agenda inclui prioritariamente ofertas de vagas de emprego em diversas áreas e funções, mas também disponibiliza outras ações dedicadas ao público feminino, como palestras, orientação profissional, serviços de saúde e estética, capacitação e concessão de microcrédito.
De acordo com o IDT/Sine, cerca de 10 mil trabalhadoras já foram atendidas durante as atividades especiais de março. Durante o evento, foram realizados 3.224 encaminhamentos para processos seletivos, nas mais de 1.200 vagas exclusivas captadas pelas equipes envolvidas nas ações.
“Acreditamos que a inserção produtiva das mulheres é uma importante estratégia para garantir a sua autonomia financeira e protagonismo na sociedade. Esse caminho surgiu ao analisarmos os dados do Caged, visto que somente 38% dos colocados, nas novas vagas de emprego geradas em 2023, foram mulheres. Precisamos mudar essa realidade e garantir mais igualdade de oportunidades”, comenta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.
Mobilização
“Estamos empenhados numa programação pensada para as trabalhadoras neste mês de março. O IDT/Sine faz uma força-tarefa para a captação de vagas exclusivas para mulheres nas empresas que utilizam o sistema de intermediação. Nesse sentido, os mutirões temáticos contribuem muito com o acesso às oportunidades, amenizando os desafios que as mulheres ainda encontram no mercado de trabalho”, explica o presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo.
Empreendedorismo
Os eventos contaram ainda com ações para quem buscou um incentivo financeiro visando abrir ou impulsionar seu próprio negócio, pôde recorrer ao microcrédito orientado do programa Ceará Credi. Durante a primeira semana de março, o programa concedeu R$ 255,5 mil para novas empreendedoras cearenses.