Centro de Inteligência em Saúde disponibiliza dados relacionados a treinamentos em Saúde Mental

17 de março de 2024 - 08:17 # # # # #

Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto

Com o novo painel de dados, usuários, gestores e profissionais terão acesso aos resultados obtidos com o Projeto Smaps, da Esp-CE

Instituído em 2021, o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), vinculado à superintendência da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Esp-CE), amplia as ações de captura, processamento e análise de informações relevantes à Saúde e à Educação Permanente.

Após atuação efetiva durante os momentos mais críticos da pandemia de covid-19, o equipamento trabalha para lançar uma série de painéis de dados relacionados às capacitações da autarquia da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O Projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps) é a iniciativa educacional que embasa a nova plataforma dinâmica desenvolvida pelo Centro.

Hoje, a grande proposta do Cisec é subsidiar os gestores, os diretores e as áreas da Esp-CE com relação aos cursos a serem disponibilizados. O quanto essas capacitações estão alcançando os municípios do estado? Que profissionais são elencados a participar dessas formações? São dados importantes para pensar no cenário daquela Região de maneira mais assertiva”, explica a responsável técnica pelo Cisec, Sarah Mendes. “A nossa ambição é que todos os cursos da Esp-CE sejam detalhados em painéis para os públicos geral e interno, sendo esse último com acesso a relatórios mais específicos”, complementa.

O desenvolvimento

Da idealização até a consolidação do painel Smaps, foram dois meses. Com a plataforma já pronta, os usuários podem realizar uma consulta completa e de fácil entendimento aos indicadores do projeto, como alunos participantes, categorias profissionais contempladas, dentre outros números.

De acordo com André Tavares, psiquiatra responsável pela iniciativa de 2020 a 2023, um dos principais desafios ao longo do processo de formação foi avaliar os resultados e estudar os dados de maneira mais prática. “Agora, com a construção desse painel, a gente consegue entender que municípios atingimos, quais categorias profissionais foram contempladas e alguns outros aspectos que nos fazem pensar melhor como redirecionar as estratégias educacionais”, afirma.

Sobre o Smaps

Coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da Esp-CE, com o apoio da Sesa, o Smaps teve início em 2020.

As atividades formativas do projeto traziam abordagens relacionadas às diretrizes assistenciais para a depressão, o suicídio, além de estratégias a serem desenvolvidas nos territórios.