Seminário sobre infâncias e leitura são destaques na programação de aniversário da Biblioteca Pública Estadual

17 de março de 2024 - 08:28 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Com a participação de Daniel Munduruku, Eliana Yunes, Karen Accioly, Fabiano Piúba, Luisa Cela, entre outros convidados, o seminário acontece de 21 a 23 de março

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o “I Seminário Bece – Infâncias Leitoras: crianças lêem palavras e o mundo todo. Como escutá-las?”, de 21 a 23 de março.

A programação conta com palestras, painéis, lançamento de livros e clube de leitura, integrando as comemorações ao Dia Mundial da Infância, Dia Estadual da Literatura Infantil e o Aniversário de 157 anos da Bece, celebrados nos dias 21, 23 e 25 de março, respectivamente. O Seminário é indicado para professores, pesquisadores, estudiosos e demais interessados na temática da leitura na infância, sobretudo aqueles que atuam em bibliotecas de redes públicas, privadas e comunitárias. As pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente no site da Bece. A certificação será emitida para os participantes que estiverem presentes em, no mínimo, 70% da programação.

Segundo a superintendente da Biblioteca, Suzete Nunes, “as bibliotecas têm como missão primordial a garantia do acesso ao livro, ao conhecimento e à prática leitora, sendo importantes agentes de transformação social. No entanto, enfrentam enormes desafios na implementação de ações de estímulo à construção das identidades leitoras pelas/para/com as crianças. O Seminário Bece – Infâncias Leitoras nasce com o objetivo de aprofundar a reflexão e o debate acerca do papel da biblioteca nas políticas culturais e formativas no contexto das infâncias.”

Com a curadoria de Edneia Quinto (Tutti), o Seminário inicia no dia 21 de março (quinta-feira), às 14h, com uma edição especial do Pequenas Grandes Histórias. Na ocasião, o Clubinho de Leitura traz uma conversa com o escritor Davi Moura (10 anos), autor do livro “Meu Mundo de Poesias”, e será mediada por Clarisse Paixão (11 anos) e Edneia Quinto (Tutti). O livro reúne poemas sobre temas como natureza, amor, amizade e família. No mesmo dia, também acontece, às 16h, a abertura oficial do seminário com a palestra “Diálogos em Rede: o papel das bibliotecas na Intersetorialidade das políticas culturais para as infâncias”, com a presença do Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba e da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

“Será um momento rico de formação, partilha e trocas de conhecimentos, experiências e ações propositivas sobre, com, para e entre crianças, escritores, estudiosos, bibliotecários, agentes e mediadores de leitura, educadores, artistas, dentre outros. Todos engajados nas áreas da promoção e acesso à leitura para crianças, como bem cultural, realizadores em seus espaços institucionais (escolas, bibliotecas comunitárias, associações culturais, etc.), de práticas inclusivas de mediação de leitura, de encantamento, de fortalecimento da cidadania, e efetivação dos direitos culturais para todas as crianças e suas infâncias leitoras de palavras e do mundo todo, no estado do Ceará”, comenta Edneia Quinto.

A programação do segundo dia tem início às 9h15, com a palestra “A descoberta do mundo pela literatura: o mediador e a infância”, conduzida pela Profa. Dra. em Linguística e Literatura, Eliana Yunes, com mediação de Edneia Quinto (Tutti). Segundo a palestrante, a mesa é um convite para refletirmos sobre “como as palavras moldam realidades em diferentes culturas e como a literatura enriquece nossa compreensão da vida ao nomear experiências”. Nestas relações, incluindo as infâncias, a pessoa mediadora é uma espécie de cupido, promovendo “conexões amorosas”.

Às 10h40, acontece a palestra “A escuta narrativa das crianças e o livro infantil”, com a dramaturga, roteirista, pesquisadora, escritora e curadora, Karen Acioly e mediação do produtor e idealizador do Festival de Teatro Infantil (TIC), Emídio Sanderson. Na palestra, a autora nos conta sobre a escuta sensível das crianças, com base em suas múltiplas narrativas. Neste trabalho a autora nos ajuda a compreender um pouco mais sobre os diversos modos de leitura e de escuta das crianças e suas infâncias. Na ocasião, Karen fará o lançamento do livro “Bem no meio”.

Relatos e experiências

No mesmo dia, no período da tarde, o Seminário realiza o Painel de Relatos e Experiências. Momento dedicado à partilha e reflexão coletiva sobre a formação continuada e as práticas exitosas da pessoa mediadora/agente de leitura, nos diferentes territórios de atuação, onde estejam sendo desenvolvidas ações com e para as infâncias leitoras, em toda a sua diversidade. Na ocasião, estarão presentes mediadoras de leituras para crianças negras e indígenas.

Às 14h, acontece o Painel 1 – “Formação e prática de Mediadores e Agentes de Leitura: como escutar a criança que lê palavras e mundos?”, com as convidadas Maria Isidório (Secult Ceará) e Rita de Cássia (Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió), com mediação de Jéssika Sousa (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará).

Já às 16h, acontecerá o Painel 2 “A gente faz assim”: estratégias de acessibilidade e atenção à diversidade, na mediação de leitura para/com o público infantil da biblioteca”, com Sandra Caetano (Representante Biblioteca de Literatura Negra “Maria Caetano de Oliveira – Dona Bibi -, do Quilombo Conceição dos Caetanos, em Tururu-Ceará; e Glaubiana Jenipapo (Representante da Biblioteca Uka Lerisá – Casa de Leitura – do Povo Jenipapo-kanindé), com mediação da gestora cultural e narradora de histórias Goreth Albuquerque.

Encerrando o Seminário Bece – Infâncias Leitoras, no dia 23 de março (sábado), às 10h, a Biblioteca Pública realiza a palestra “Ser Criança para Ler Criança”, com o escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro, originário do Povo Munduruku, Daniel Munduruku, e mediação do cineasta e Mestre em Artes (IFCE), Yago Barreto. Nessa palestra Daniel Munduruku nos provoca a refletir sobre o modo como temos enquanto adultos, lido e construído o mundo de forma linear. Abordará também sobre a importância que o mundo seja lido pela criança para que seja circular, possibilitando mantê-lo suspenso e equilibrado.

Serviço

I Seminário Bece – Infâncias Leitoras
De 21 a 23 de março
Entrada Gratuita, mediante a inscrição
Diversos horários
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)