Anexo Bode Ioiô é aberto ao público e reafirma a importância e atuação do Museu do Ceará

18 de março de 2024 - 09:14 # # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto
Jeny Sousa - Secult Ceará - Fotos

A cerimônia realizada nesta sexta-feira (15 ) foi marcada com a inauguração da exposição “Museu Pra Quem?”

Uma tarde para celebrar e demarcar a atuação do Museu do Ceará. Nesta sexta-feira (15), às 15h, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizou a abertura do Anexo Bode Ioiô. A iniciativa apresenta ao público o trabalho realizado diariamente neste espaço, que dentre outras atividades, abriga o acervo da instituição museológica mais antiga do estado.

Historiadores, pesquisadores, população, gestores e trabalhadores participaram do evento. Na ocasião, foi realizada a inauguração oficial da exposição “Museu Pra Quem?” e exibição do querido Bode Ioiô, que retornou a Fortaleza após ação de restauro e apresentação da cantora Nayra Costa. O Museu do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Em outubro de 2023, o governador Elmano de Freitas assinou Projeto de Lei que destina R$ 4.5 milhões para restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, prédio que sedia o Museu do Ceará desde 1990. O recurso destina-se à modernização do Museu, incluindo a atualização dos locais de exposição e novas orientações de acessibilidade. Após licitada, a obra tem previsão de durar até oito meses.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou a importância do Anexo Bode Ioiô em acolher a população que busca o acervo da instituição. “Quando voltarmos em breve ao Palacete Senador Alencar, que esse espaço tenha sido movimentado, permitido o diálogo e ajudado a pensar como será contada a história no novo Museu do Ceará após a restauração”, afirmou.

A abertura do Anexo Bode Ioiô integra as iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, da Associação de Amigos do Museu do Ceará, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará. No decorrer dos próximos meses, o projeto efetivará uma série de eventos como a sessão “História com Cinema” (que é a exibição de documentários seguida de debates com historiadores) e a “Formação em Museus”, realizada em seis municípios cearenses por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE).

Espaço da memória

Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara, aponta que o Museu do Ceará nunca esteve totalmente fechado. “Mesmo sem visitação, prosseguiram os trabalhos internos. Esse processo todo de mudança do acervo envolveu o trabalho desta equipe guerreira, que são servidores e colaboradores do museu”, indicou.

Assim, a atuação do Anexo Bode Ioiô será fundamental neste processo de reestruturação. “Começamos a entender como é este acervo, pois em 90 anos, passaram diversos diretores, várias mudanças de sede e processos dentro do próprio estado do Ceará. O Acervo mudou muito e refletiu estas várias fases que ele passou. Nesse próximo ano, enquanto acontece a reforma do Palacete Senador Alencar, ficaremos também nesta parte de organizar nosso acervo”, estipula.

Segundo o historiador e assistente técnico do Museu do Ceará, Weber Porfírio, o Anexo Bode Ioiô é um lugar de experimentação e acolhimento, assim como de pesquisa e reflexão sobre o acervo composto por mais de 12 mil objetos. “Além disso, conta com acervo arquivístico e bibliográfico, que inclui livros de diferentes temáticas, cordéis e documentos históricos do Ceará. O Museu do Ceará consiste em um processo constante de atualização de suas práticas, fundamentando-se em um novo conceito de museu, que inclui temas essenciais para os debates contemporâneos”, descreve.

Anexo Bode Ioiô em cena

Presidenta da Associação de Amigos do Museu do Ceará, Cícera Barbosa destacou, a partir de sua atuação como professora de história, como o Museu do Ceará é este território capaz de ensinar sobre o passado, mas refletindo a todo momento o presente. “Como cientista do tempo, gosto de pensar que o passado é uma ferramenta no sentido de podermos contar narrativas que trazem esperanças e possibilidades”, situa.

A professora e pesquisadora assina a curadoria da exposição “Museu Pra Quem?”, que tem expografia da também professora e pesquisadora Nathalia Alencar. O questionamento “Museu Pra Quem?” nasce da inquietação de construir um museu para todas as pessoas da sociedade, revisitando as tensões e diversas experiências entre os sujeitos sociais, promovendo um Museu do Ceará que seja a cara de todos e todas que ocupam seu território.

“É um convite para que as pessoas visitem o Museu do Ceará e as programações. Teremos lançamento de livro, oficinas, cursos, palestras. Estaremos em várias cidades do interior do estado com a formação em museus. Na capital também. Nosso convite, como equipe de curadoria, pesquisa, expografia é que a exposição sacuda a cidade. Que as pessoas possam ver, falar, criticar e interagir com essa mostra”, completa Cícera Barbosa.

Fortalecer o Sistema de Museus do Ceará

Arqueóloga do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan CE), Cristiane Buco parabenizou o trabalho realizado no Anexo Bode Ioiô e compartilhou que o Museu do Ceará abriga uma das primeiras coleções arqueológicas, do início do século, tombadas pelo IPHAN. “É muito importante pegarmos o velho e ressignificar o presente. E o presente, é o presente da diversidade”, completou a autoridade.

Luisa Cela parabenizou a atuação da Associação de Amigos do Museu do Ceará e apontou a relevância do estado em avançar nas atuações do Sistema Estadual de Museus. “Não somos o Museu do Ceará sozinhos. Não conseguiremos contar as histórias, guardar as memórias, atualizar e ressignificar no presente, sem uma rede de museus públicos, comunitários e privados espalhados por todo o território do Ceará. É muito importante que a Secretaria da Cultura tenha no Museu do Ceará essa grande âncora, mas que consiga articular a rede em produção de conhecimento”, contextualiza.

“Que o Anexo Bode ioiô abrigue, enquanto as obras caminham, toda a população cearense interessada em nossa história. E também, por meio da parceria com a Associação, contribua para o Sistema Estadual de Museus na qualificação e fortalecimento dessa rede de instituições que atuam no Ceará. É nossa memória quem nos faz saber quem nós somos”, finaliza Luisa Cela.

Serviço:

Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará é aberto ao público com exposição “Museu Pra Quem?
Dias de visitação: quarta-feira a sexta-feira (9h às 16h) e sábado (9h às 14h)