Em Caridade, implantação do monumento de Santo Antônio chega à metade da execução

18 de março de 2024 - 12:51 # # # #

Aírton Lima - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto

O Sertão de Canindé, marcado pelas manifestações populares de fé e devoção a São Francisco, está a caminho de receber mais um reforço cultural para fomentar o turismo religioso na região com a implantação de um complexo em homenagem a Santo Antônio, no município de Caridade. O equipamento é fruto de um investimento de quase R$ 11 milhões do Governo do Ceará e de convênio com o ente municipal.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é a responsável pelo acompanhamento das intervenções, que se desenvolvem em etapas distintas: a construção de um espaço cultural na base do monumento; a montagem da estátua do santo, que alcançará 36 metros de altura; a pavimentação do acesso ao local e a urbanização dos entornos da edificação.

“O edifício-base do complexo já foi praticamente finalizado. Também avançamos bastante na estrutura interna que dá sustentação à estátua e hoje estamos trabalhando na concretagem do 12º pavimento. Após a conclusão desse serviço, a camada externa da escultura de Santo Antônio será fixada pelas equipes da Prefeitura de Caridade e, por fim, serão executadas as fases de pavimentação e urbanização”, detalha o assessor de fiscalização de obras da SOP, Saullo Câmara.

Ao todo, o santuário compreende uma área de aproximadamente 4,4 mil m², localizado no Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade. Para receber turistas e devotos com conforto e segurança, o espaço ainda contará com mirante, capela, pontos comerciais, pátio e calçadão arborizado, além de escadarias, rampas e um estacionamento com 28 vagas.

Outros monumentos

Para expressar sua religiosidade por meio das festividades e celebrações, a população do Interior cearense vem sendo beneficiada com uma série de melhorias infraestruturais, de forma a comportar o grande movimento de pessoas pelos centros religiosos do estado.

É o caso das obras que atualmente ocorrem nos monumentos de São Francisco e da Beata Benigna, nos municípios de Canindé e Santana do Cariri respectivamente. Os investimentos para os complexos de Santo Antônio, São Francisco e Beata Benigna juntos somam algo em torno de R$ 40 milhões aplicados pelo Governo do Ceará.